menu

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

The S&P Case Shiller Index - VI

Notícia de há dias: o S&P Case-Shiller tem uma falha, e grande!

Este índice é mundialmente conhecido por ser um índice com uma série já bastante longa, fiável e assente em transacções. O índice reporta preço, não valor. Também por isso, torna-se no índice mais importante no Mundo no sector residencial.

O valor da venda é integrado no índice no momento da concretização da transacção (data da escritura), sendo que o preço é naturalmente acordado antes - em Portugal, seria no momento do CPCV. Assim, existe um desfasamento temporal no report do preço, uma vez que no momento em que ele integra a Base de Dados do índice já não diz respeito a esse momento específico mas a um outro anterior no tempo (de acordo com David Blitzer, 4 a 8 semanas antes, tempo que medeia entre o acordo inicial e a escritura do imóvel).

Assim sendo, o índice apresentará um desfasamento temporal de cerca de 4 meses e não de 2 meses como é usual (o índice publica resultados com um delay de 2 meses). Mas não deixa de ser o melhor e de facto assim garante-se efectivamente o reporte do preço e de uma transacção reais.

Bons negócios (imobiliários)!

2 comentários:

Ricardo Pereira disse...

Gonçalo, permite dizer que o que referes não é novidade e o mesmo acontece com o Radar Logic que é um índice diário e que passou a ser transaccionado na CBOE (lançado hoje). mesmo este índice que é produzido diariamente tem um lag de alguns meses ... basta ler os papers que eles tem disponíveis no website e também falar com eles ... pois eles tentam ser transparentes, até porque a aceitação do mercado depende desta transparência.

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

E talvez por isso mesmo, o Case-Shiller seja tão importante e tão bem aceite no mercado.

Mas é mesmo assim, logo vêm os "arautos da desgraça" a dizer que afinal aquele índice não espelha a realidade do mercado.

Pergunto eu: há melhor?