menu

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Portugal mantém tendência de subida

Segundo os dados de hoje do Eurostat, Portugal mantém a tendência de valorização da habitação, na sequência da inversão já verificada no trimestre anterior.

Os dados do Eurostat mostram que a habitação em Portugal valorizou 4% no 1º trimestre de 2014, face a igual período de 2013. Trata-se da primeira valorização homóloga positiva desde há 5 trimestres. Outros países, como Letónia, Estónia, Islândia, Reino Unido, Suécia e Irlanda verificaram igualmente valorizações substanciais. Do lado das quedas, realce para a Croácia (-9,7%), Eslovénia (-6,6%), Chipre (-5,7%) e Itália (-4,5%). Aliás, ao contrário de Portugal e Grécia, Itália e Espanha ainda não conseguiram inverter a tendência de queda dos seus mercados residenciais.

Fonte: Eurostat

Quando à evolução dos preços em cadeia, verifica-se então que Portugal mantém a tendência de valorização, com os preços das casas a subir 1,3%, face a uma valorização do 4º trimestre de 2013 de 2,3%. O início do ano marca, assim, o 3º trimestre consecutivo de valorização do mercado.

A Croácia regista a maior queda trimestral com -2,7%, ao passo que a Estónia regista a maior valorização positiva com uma subida de 4,8%. Islândia, Suécia e Letónia são os únicos Países com 6 valorizações consecutivas, nos últimos 6 trimestres. Itália, por seu turno, leva 6 trimestres consecutivos a desvalorizar.

Fonte: Eurostat

Bons negócios (imobiliários)!

--

Sem comentários: