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quinta-feira, 9 de março de 2017

A venda por casa aberta - Parte III

Já falamos sobre algumas vantagens e desvantagens de optar por uma venda "casa aberta" de um imóvel residencial. Neste artigo, procuramos olhar para 3 elementos fundamentais: o planeamento, a comunicação e a gestão.

1) Planeamento

Como planear um evento deste tipo? O que ter em atenção? Como preparar a casa para poder melhor ser visitada por todos? Que elementos considerar?

Antes de mais, há que ter em atenção o primeiro impacto do visitante. Não é a porta de entrada da casa, não é o hall, não é a recepção. É o prédio. Portanto, há que arranjar bem a entrada do prédio.

Limpeza. Mantenha todos os espaços muito bem limpos. Limpeza acima de tudo. Limpeza, arrumação, organização. Ninguém gosta de visitar uma casa que não está limpa, em que tudo está desarrumado. As pessoas, quando visitam casas, projectam aquilo que vêem, por isso há que lhes mostrar espaços acolhedores, arrumados e organizados.

Home staging. O home staging é cada vez mais importante na venda. Procure convencer o proprietário em realizar pequenos investimentos para preparar a casa para a visita e para a venda, recorrendo a empresas especializadas em home staging.

Lembre-se igualmente de proteger os bens pessoais do proprietário. Para além de curiosos, há sempre oportunistas. Adicionalmente, prepare alguma informação, simples, concisa, sobre a propriedade que possa ser transportada por todos. Um flyer apelativo, com algumas fotos e informação precisa sobre tipologia, áreas e preço, para além do contacto do agente, deve ser suficiente.

Se estivermos a falar de uma casa de segmento alto há que considerar incluir no evento algum catering e empregados a servir. Não basta ter a porta de casa aberta, há que servir muito bem os visitantes e criar um ambiente condizente com a casa que se pretende vender.

2) Comunicação

Depois de bem planeado o evento, há que comunicá-lo. Se o objectivo é atingir o maior número de visitantes. há que apostar numa comunicação mais massificada. Se, por outro lado, estamos a falar de uma habitação de luxo, há que afastar os "curiosos" e optar por uma comunicação dirigida, orientada.

A massificação da comunicação tem riscos mas traz quantidade. Quantidade representa um maior número de potenciais clientes e a proximidade uma melhor qualificação dos mesmos. Apostar na distribuição de flyers na zona da casa a mostrar, investir em e-mail marketing e, claro está, nas redes sociais, pode permitir uma maior promoção do evento.

Se, por outro lado, estamos a falar de um imóvel mais exclusivo, considere seriamente numa comunicação, fechada, orientada. Um evento "invitation-only" será preferível. Nestes casos, há que trabalhar muito bem o mercado-alvo e saber quem convidar. Incluir opinion-leaders, críticos e algumas pessoas conhecidas do mercado, que possam ser um "passa-palavra" são opções a considerar.

3) Gestão

A gestão de todo este processo é muito importante, como será fácil depreender. Mas desengane-se que o trabalho termina quando o último visitante abandona a casa. Bem pelo contrário! Aí começa um novo trabalho, manter o contacto e fazer follow-up com os visitantes que foram qualificados como 1) potenciais compradores e 2) potenciais clientes. Saber bem gerir este processo de follow-up é fundamental para garantir tanto o sucesso da venda do imóvel, tal como garantir o futuro: a angariação por referenciação. É que um trabalho bem feito, profissional, é um passo muito grande para uma boa referenciação.

Bons negócios (imobiliários)!

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Por Gonçalo Nascimento Rodrigues
Managing Director, OTBX Lda.
Main Thinker, Out of the Box

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