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terça-feira, 14 de março de 2017

É tudo uma questão de ética

O International Ethics Standards Coalition é um conjunto de organizações profissionais (mais de 100 independentes organizações sem fins lucrativos) que se reuniram para afirmar o papel da Ética no mercado imobiliário. O comité refere que é a primeira vez que um conjunto global de princípios éticos de elevado nível foi produzido para aqueles que operam nas diferentes áreas do imobiliário.

Foram recentemente publicadas (dezembro de 2016) as Regras Internacionais de Ética, designadas como International Ethics Standards (IES).

Os 10 princípios éticos são apresentados por ordem alfabética, sendo iguais em termos de importância:

RESPONSABILIDADE: Os profissionais devem assumir total responsabilidade pelos serviços que prestam; Devem reconhecer e respeitar os direitos e interesses dos clientes, de terceiros e outras partes interessadas; E prestará a devida atenção às considerações sociais e ambientais em toda a sua extensão.

CONFIDENCIALIDADE: Os profissionais não devem divulgar qualquer informação confidencial ou com direito de propriedade sem permissão prévia, a menos que tal divulgação seja exigida pelas leis ou regulamentos aplicáveis.

CONFLITO DE INTERESSE: Os profissionais devem fazer toda e quaisquer adequadas declarações em tempo útil antes e durante a execução de um serviço. Se, após a divulgação, um conflito não puder ser removido ou atenuado, o profissional deve retirar-se da questão, a menos que as partes afetadas concordem mutuamente que o profissional deve prosseguir corretamente.

RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: Os profissionais devem ser verdadeiros, transparentes e confiáveis em todas as suas relações financeiras.

INTEGRIDADE: Os profissionais devem agir com honestidade e equidade e basear os seus conselhos profissionais em provas relevantes, válidas e objetivas.

LEGISLAÇÃO: Os profissionais devem observar os requisitos legais aplicáveis à sua atividade para as jurisdições em que exercem, juntamente com quaisquer outras leis internacionais aplicáveis.

REFLEXÃO: Os profissionais devem refletir regularmente sobre as normas para sua atividade e avaliar continuamente os serviços que prestam para assegurar que sua prática é consistente com os princípios éticos e normas profissionais em evolução.

PADRÃO DE SERVIÇO: Os profissionais só devem prestar serviços para os quais sejam competentes e qualificados; Assegurar que todos os trabalhadores ou associados que prestam assistência na prestação de serviços têm a competência necessária para o fazer; E devem fornecer uma liderança profissional confiável para seus colegas ou equipas.

TRANSPARÊNCIA: Os profissionais devem ser abertos e acessíveis: não devem induzir em erro ou tentar enganar; Não devem desinformar ou reter informações relativas a produtos ou condições de serviço; E devem apresentar documentação ou outro material em relevante linguagem simples e inteligível.

CONFIANÇA: Os profissionais devem manter sua responsabilidade de promover a reputação de sua profissão e reconhecer que a sua prática e conduta tem impacto a manutenção da confiança pública nas organizações profissionais do IESC e nas profissões que representam.

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Francisco Espregueira, MRICS
Perito Avaliador de Imóveis
francisco.espregueira@sapo.pt

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