É uma empresa curiosa, esta yoolocation: praticamente não têm espaço físico e no entanto têm o objectivo de atingir um quadro de 25 Consultores; não são mediadores, na verdadeira acepção da palavra, mas têm colocado alguns imóveis de forma interessante.
Tive uma conversa com Vitor Rita da Yoolocation que vos deixo agora aqui, na íntegra. Trata-se de uma empresa nova e inovadora: olham para um imóvel devoluto e estudam a melhor forma de o rentabilizar. Depois, partem para a acção, concretizando as ideias inicialmente propostas: desenham os espaços, procuram os ocupadores e no final, rentabilizaram um imóvel que estava inicialmente devoluto.
Dizem que o objectivo é alcançar gross yields de 9% a 10% com o trabalho que fazem sobre os imóveis.
Aqui fica a entrevista.
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Gonçalo Nascimento Rodrigues (GNR): Fale-nos um pouco da YooLocation. Que tipo de empresa são? Direccionam a vossa actividade para que tipo de clientes? Ocupadores? Proprietários? Investidores?
Vitor Rita (VR): Yoolocation.com é uma imobiliária com um novo conceito, new real estate concepts. Criamos projectos e conceitos inovadores com o objectivo de rentabilizar um imóvel. Estamos a criar uma grande equipa desde consultores (ate Dezembro de 2010, prevemos atingir os 25 consultores a nível nacional), arquitectos, designers, engenheiros, economistas, criativos, etc.
A nossa empresa está vocacionada para criar valor para os proprietários e investidores e trazer mais-valias aos ocupadores. Temos já uma boa lista de tenants que pretendem explorar os nossos conceitos.
Também desenvolvemos uma actividade normal de uma imobiliária, incluindo serviços de venda, promoção, arrendamento e gestão de imóveis. Utilizamos o marketing como "guerrilha" para promover o nosso negocio.
GNR: E em que segmentos do mercado imobiliário apostam mais?
VR: 90% da nossa actividade centra-se em imobiliário comercial (office, retail, logistics, industrial); 10% em imobiliário turístico.
GNR: Quem consideram ser os vossos principais concorrentes?
VR: “Acreditamos no poder da partilha”, negociamos bastante e elaboramos projectos com diversas imobiliárias nacionais e estrangeiras. Por isso podemos dizer que não temos concorrentes mas sim parceiros.
GNR: Qual é o vosso principal factor de diferenciação, face a uma “tradicional” empresa de consultoria e mediação imobiliária?
VR: Acima de tudo procuramos que cada projecto se enquadre da melhor forma no imóvel e local onde vai ser inserido. Pretendemos oferecer um trabalho diferente operando da seguinte forma: o proprietário apresenta o imóvel, nós criamos um conceito e desenvolvemos um projecto adequado e inovador “chave na mão”, seleccionamos os inquilinos tenants e ficamos a fazer gestão integral do projecto. Após este estar em funcionamento e, se o proprietário assim o desejar, tentaremos vender o mesmo junto de alguns investidores. Como nesta altura o imóvel já começa a ser rentável, torna-se fácil de realizar a venda.
Inicialmente eram apenas os proprietários os únicos interessados nestes projectos, mas surgiu agora um outro tipo de interesse, por parte de bancos, fundos e investidores.
Diariamente somos contactados por potenciais clientes que solicitam os nossos serviços. No mês passado, inclusive, fomos contactados por empresas estrangeiras investidoras no imobiliário, que nos solicitaram este tipo de projectos para concretizá-los nos seus países.
GNR: Como funciona o vosso portal imoyoo? Quais os objectivos a cumprir?
VR: O portal imoyoo.com foi lançado em Janeiro de 2009 e por enquanto a sua utilização é gratuita. É uma plataforma específica para os consultores imobiliários que estejam agregados a uma imobiliária em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique ou Cabo Verde. O objectivo deste portal é a partilha de negócios imobiliários, independentemente da imobiliária a que pertençam, dando força aos consultores que por vezes se encontram “sós” neste vasto mercado. Ainda só temos 300 angariadores inscritos mas o nosso objectivo é atingir as 1.000 inscrições.
GNR: Quais são as principais preocupações dos Clientes quando vos procuram?
VR: Basicamente as grandes preocupações de quem nos procura são: os imóveis devolutos, imóveis em construção, imóveis com fraca rentabilização, a grande falta de ideias e a falta de projectos viáveis. Porém, acima de tudo, os clientes sabem que o mercado está a mudar e que são necessários novos conceitos e novas formas de comercializar o imobiliário.
GNR: Quais são os vossos objectivos para 2010?
VR: Criar 10 conceitos inovadores, implementá-los e fazer a gestão dos mesmos.
GNR: Acha que ainda há espaço para se inovar na prestação de serviços de Consultoria Imobiliária? Como?
VR: Sim, quanto mais brain storming fazemos, mais ideias temos.
Queremos que se juntem a nós os melhores em cada área. Jovens ou idosos temos espaço para todos. Queremos "bombardear" o mercado imobiliário com novos conceitos e assim ganhar a confiança dos que investem no imobiliário.
Por exemplo: estamos a criar um novo conceito de restauração para a baixa de Lisboa com uma área superior aos 2.000 m2 que consiste num restaurante temático (algo inovador). Ao almoço será um tema com um conceito específico, ao jantar será outro tema totalmente diferente e a partir das 24h00 será outro tema. Este restaurante funcionará 20 horas por dia (estará encerrado 4 horas para limpeza). Tornar-se-á um grande centro de atracção para o turismo de Lisboa e uma fantástica experiência para quem gosta de comer e se divertir.
GNR: Que desafios se encerram hoje no mercado imobiliário nacional?
VR: Segundo as estatísticas existem mais de 400.000 fogos para venda em Portugal. Temos boas ideias para projectos no mercado habitacional, algo diferente, as quais pensamos que podem ser usadas num futuro como mais-valias. Procuramos clientes que estejam abertos a uma nova visão para esta área.
Acreditamos que as imobiliárias terão que ser low-cost num futuro próximo para poderem sobreviver, mas têm de aumentar a qualidade de serviço. Para isso, os construtores têm que entregar aos “especialistas imobiliários” a comercialização dos seus imóveis enquanto eles ainda estão em projecto.
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Vitor Rita tem 44 anos e estudou na África do Sul nas áreas de Gestão e Marketing. Entre 1988 e 2006 trabalhou como trader internacional no Egipto, Grécia, Itália, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Brasil, Argentina e Espanha.
Em 2007 decidiu entrar no mercado imobiliário, tendo passado pela Century 21 e, mais recentemente, na yoolocation.
Tem diversas formações na ESAI, APEMIP e Pluri-Valor.
O objectivo da yoolocation.com é formar uma equipa de criadores, pensadores e inovadores e ser reconhecida mundialmente como tal. Pretendem dar "qualidade de vida a quem colabora com a empresa" e que os seus colaboradores tenham a ideia que: working is a party e que if you are satisfied, you are more Creative, and your clients will be happy, happy.
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