menu

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

USA Home Sales

A semana passada trouxe-nos dois novos dados muito importantes para interpretarmos o estado do mercado residencial norte-americano e compreendermos parte dos recentes movimentos bolsistas. Estou a falar-vos dos índices Existing Home Sales e New Home Sales.

Existing Home Sales

Este índice da NAR - National Association of Realtors mede o número de transacções de imóveis residenciais usados. Em Julho, o índice baixou 27,2%, para um total de transacções de 3,83 milhões de unidades. Em termos homólogos, o índice desceu 25,5%. As vendas estão em valores mínimos de Maio de 1995. A queda foi muito grande, as vendas estão em valores muito baixos, algo que o mercado não esperava.
Devo realçar dois aspectos adicionais: o primeiro, diz respeito ao tempo que demora agora a escoar o stock, 12,5 meses, um valor também muito elevado face aos dados históricos. Relembro que no final de 2009, o mercado necessitaria de 6,5 meses para escoar todo o stock residencial, agora estamos no dobro do tempo; o segundo aspecto, relacionado com o preço, esse estável, depois de uma subida acumulada de mais de 10% em 2010.

Muitos analistas relacionam estas quedas com o fim dos benefícios à aquisição de habitação, algo que eu também já vinha a alertar há alguns meses.


New Home Sales

Este índice divulado pelo Departamento de Comércio norte-americano registou igualmente uma forte descida de 12,4% face ao mês de Junho de 2010. Em termos homólogos, a descida foi de 32,5%, tratando-se mesmo do valor mais baixo desde 1963! O preço médio acumula uma descida de quase 16% em apenas dois meses, desde que terminaram os incentivos estatais à compra de habitação. Neste caso, não se verifica tanta rigidez no preço, bem pelo contrário. Enquanto que os preços das habitações usadas apresentam uma valorização de 10% em 2010, as habitações novas já desvalorizaram 17%, aproximando-se cada vez mais. Em termos médios, a diferença de preço entre novo e usado é agora de apenas 1%.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: