menu

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Imobiliário com amor


Por Pedro Valente









--

No mês passado, tive a felicidade de ser convidado para a inauguração da Pensão Amor no Cais do Sodré. Na mesma semana, passei pelo Lx Factory para visitar uns amigos numa feira de rua que ali acontece aos Domingos. De ambas as vezes, fui confrontado com projectos imobiliários inovadores!

A Pensão Amor é um projecto novo na zona do Cais do Sodré, com acesso pelas Ruas do Alecrim ou Nova do Carvalho, em que o promotor transformou a antiga pensão num espaço que, à semelhança do seu uso anterior, tem quartos que podem ser arrendados ao mês, ao dia ou mesmo à hora.

No primeiro piso do edificio foi criada uma zona comum, à semelhança de uma recepção, que abrange um bar de apoio, uma área de exposição e um palco com varão para concertos ou outros shows. Nos restantes pisos os vários quartos são ocupados por entidades várias, maioritariamente dedicadas às artes.

Durante a inauguração, estes estavam abertos ao público, o que permitiu a visita aos ateliers dos vários artistas plásticos/designers que expunham e/ou vendiam o produto da sua arte, bem como uma livraria erótica, entre outras actividades desenvolvidas. Na verdade o espaço funcionará como um novo edificio de escritórios com caracteristicas particulares e bem adaptado à sua localização. As duas lojas existentes da Rua Nova do Carvalho deram origem a dois novos bares, com esplanada, algo que será certamente muito apreciado em dias de maior calor.

Estou certo que este projecto contribuirá decisivamente para a reinvenção de uma área de características tão peculiares como o Cais do Sodré, outrora local de marinheiros e prostitutas.

O edifício foi sujeito a poucos melhoramentos, que aparentemente não passaram de algumas pinturas burlescas pelas escadas fora. A rua foi fechada ao trânsito e parece que aparecerá colorida nos próximos dias…

O Lx Factory é um antigo espaço industrial (antiga tipografia) aberto há já alguns anos, onde o promotor, mais uma vez sem grandes arranjos visíveis, arrendou as várias construções existentes a diversas entidades (lojas várias, supermercado, cafés, ateliers, etc…).

Em ambos os casos, activos que não eram geradores de receita e que se encontravam a aguardar o desenvolvimento de projectos imobiliários de raiz, transformaram-se em imóveis de rendimento com muita criatividade e sobretudo com muito pouco investimento.

Estes são, a meu ver, projectos inovadores com dinâmicas próprias que devem dar que pensar aos promotores imobiliários.

O que dirá o vizinho do Lx Factory que demoliu todas as construções aí existentes e que assim perdeu a oportunidade de gerar um rendimento que hoje não deve passar da tenda de circo que lá se costuma instalar nesta época?...

Nos conturbados tempos que atravessamos, o Imobiliário precisa de muita criatividade e inovação. Os projectos tradicionais foram postos em causa e é preciso inovar…

Os projectos referidos são de facto interessantes e podem ser vistos como case studies para o mercado nacional. Parabéns à Mainside promotora de ambos os projectos!

Aconselho a visita a todos, se possível desfrutando do ambiente diferente que aí se vive.

Bons negócios imobiliários.

--

Nota: Nem o autor nem o proprietário deste blog detém posições, curtas ou longas, sobre os activos e/ou a empresa mencionadas neste artigo.

1 comentário:

Fátima silveira Machado disse...

Pedro, concordo inteiramente contigo em como esses espaços são um bom exemplo de sucesso pela inovação, mesmo em tempos economicamente conturbados. Há que adotar a visão oriental e entender que "crise" quer também dizer "oportunidade".
Nestes tempos as pessoas procuram experiências, sensações, saúde e bem-estar, numa atitude transversal a inúmeras atividades: gastronomia, lazer, tecnologia, espetáculos, moda, desporto, e claro...também no imobiliário.
Cobrir todo pavimento de estrada com um vinil rosa choque foi a cereja no topo do Bolo. Foi dar cor e alegria a toda uma rua, anteriormente algo decadente, e que agora é um burlesco-criativo-divertido-chique. Um bom exemplo em como os projetos imobiliários se podem estender para fora de "portas" e dos limites do loteamento, e envolver todos nós.