Retirei esta imagem do facebook, de uma empresa de mediação imobiliária, a promover a compra de habitação em detrimento do arrendamento, devido à vantagem de se poder ter 100% de financiamento.
Não tenho a intenção de criticar ninguém pessoalmente, este meu post é meramente pedagógico, no sentido de, mais uma vez, voltar a explicar os riscos da alavancagem nos investimentos, sejam ou não investimentos imobiliários. Ora vamos lá:
1) Sim, a compra de habitação própria é um investimento, porventura o maior que qualquer um de nós fará durante toda a sua vida.
2) O recurso a dívida nos investimentos potencia os mesmos, é verdade (daí a expressão "alavancagem") ,mas também potencia o risco. Quanto mais dívida, mais risco.
3) Assim, em teoria, se me financio em 100%, o meu risco é potenciado ao infinito.
4) Como já procurei explicar, a decisão entre comprar ou arrendar não é uma decisão (meramente) financeira. Existem outros aspectos mais importantes que pesam nessa decisão.
Por isto, esta comunicação é falaciosa no sentido em que coloca a compra vs. arrendamento num patamar exclusivamente financeiro, para além de erradamente apresentar virtudes de um financiamento até 100%.
Bons negócios (imobiliários)!
1 comentário:
Não posso estar mais de acordo, resumir a questão somente ao lado financeiro é um profundo erro.
Os agentes imobiliários deveriam pautar as suas mensagens pela seriedade da análise, o que infelizmente é coisa que raramente se vê.
Vale tudo para vender é a lógica. É pena que assim seja!
Enviar um comentário