menu

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A hora dos blogs

Por Gonçalo Nascimento Rodrigues
Out of the Box
Main Thinker

OTBX, Consultoria em Finanças Imobiliárias, Lda.
Managing Director






Vivemos uma época em que a comunicação e a difusão da mesma atravessam alterações profundas. Os jornais impressos vivem momentos complicados, uns a reduzir estruturas, outros a cancelar as suas edições impressas, outros mesmo a fechar.

As ferramentas online disponíveis permitem a qualquer um (ou quase) comunicar de forma rápida e expedita com um público-alvo extenso e localizado em qualquer ponto do Mundo. E, tudo isto, com o mínimo investimento.

Naturalmente, esta facilidade comunicacional tem vantagens e desvantagens. Parece-me que a desvantagem mais aparente é, muitas vezes, a falta de investigação e preparação que existe por parte de quem escreve. É "permitido" ao blogger escrever algo sem grande investigação nem profundidade, com elevada probabilidade do leitor tomar como correcto aquilo que lê.

É essencial garantir ao leitor conhecimento e experiência. Comunicar conhecimento, passar conhecimento ao outro é, hoje, algo "poderoso" e a internet permitiu-nos fazer isso. E essa é, para mim, a grande vantagem dos blogs: permite uma interacção constante e troca de experiências e conhecimento de uma forma muito mais rápida do que estávamos habituados. E todos saímos a ganhar com isso.

Em Portugal, a profusão de blogs tem sido também grande, principalmente nos últimos 2 anos. Neste momento existem já vários, uns mais interessantes que outros, naturalmente. São já muitos os mediadores imobiliários, por exemplo, que utilizam esta ferramenta para comunicar com os seus potenciais clientes, passando as notícias mais importantes do mercado, por exemplo.

Existem também alguns blogs corporativos, uma forma das empresas comunicarem com o mercado de forma mais sistemática do que com um simples site.

Mas existem também alguns blogs de cariz mais técnico, tal como é o Out of the Box.

Esta semana, pretendemos dar voz a outros blogs que, tal como nós, procuram marcar o seu caminho e partilhar conhecimento sobre o mercado imobiliário. São eles o avaliarpatrimónio, o Imonews e Top Floor.

O blog avaliarpatrimónio já o sigo há bastante tempo. Da autoria do João Fonseca, avaliador imobiliário, procura explicar ao mercado, de forma simples, as complexidades da avaliação de imóveis. E costuma sempre trazer-nos algumas  novidades sempre interessantes para quem está neste mercado.

O Imonews é como que um agregador de notícias e artigos do sector, uma ferramenta poderosa para quem tem pouco tempo para andar a pesquisar as principais notícias e artigos sobre o mercado imobiliário nacional. Este blog é o resultado de um trabalho de grupo de uma cadeira de uma licenciatura da ESAI, o que é curioso. Similar ao Imonews, e que eu também acompanho regularmente, temos um outro blog que é o Imobiliário em Portugal.

Por fim, o Top Floor, julgo que o blog mais recente em Portugal. É um blog de cariz corporativo da Jones Lang Lasalle, onde podemos consultar artigos técnicos muito interessantes e com informação valiosa.

É um caminho difícil de trilhar, este da comunicação internauta. Há gostos para tudo e as pessoas procuram sempre coisas diferentes e inovadoras. Mas a partilha do conhecimento, de forma simples, livre e despretensiosa, será sempre o nosso principal objectivo e muito nos agrada haver outros que queiram fazer o mesmo.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: