Por Odete Pera
Blog On Point
Directora de Marketing da Jones Lang LaSalle
Numa época dominada pelo Social Media, em que o feedback e a partilha
constituem a sua razão de existência, continuarmos exclusivamente focados na
comunicação unilateral é perder a
oportunidade de estabelecermos um relacionamento mais informal, constante e
directo com os nossos clientes.
Os novos canais de comunicação,
potenciados por tecnologias cada vez mais sofisticadas que todos os dias nos oferecem
aplicações e ferramentas que surpreendem até os mais fieis seguidores,
possibilitam um verdadeiro diálogo com a nossa audiência. E só esse diálogo nos
permite saber o que de facto interessa a essa audiência e, em última instância,
determinar com maior rigor quem é a nossa audiência. Um comentário, um like, uma partilha, o número de
visualizações, tudo isto são indicadores precisos e em tempo real da relevância
de determinado tema e do interesse (ou desinteresse) que suscitou. E desta
forma conseguimos também reorientar a nossa comunicação para podermos conversar
com o nosso público sobre questões que não o deixam indiferente.
Foi este o objectivo da Jones Lang LaSalle ao lançar o
blog Top Floor.
Queremos partilhar com os nossos clientes e com a “comunidade” do sector
imobiliário em geral, temas de âmbito nacional e internacional, abordando as
questões que fazem a actualidade imobiliária, partilhando opiniões e informação
com todos aqueles que gostam de estar a par do que se passa neste mundo
do imobiliário.
Pretendemos proporcionar aos nossos “seguidores” diversos
pontos de vista de vários profissionais da Jones Lang LaSalle, e porque não,
abrir este fórum a outros especialistas que queiram contribuir também com
opiniões num mercado onde emergem, cada vez mais, novas tendências e novos ângulos
de abordagem. Acima de tudo, pretendemos construir e manter um diálogo franco e
aberto que consiga criar valor num sector em que, mais do que nunca, é preciso
ter ideias, criatividade e imaginação para marcar a diferença.
Queremos estar à altura do desafio que colocámos a nós
próprios e corresponder às expectativas da nossa audiência. Seja nos canais
tradicionais ou nos novos canais, criar conteúdo relevante exige research
e reflexão, cruzando informação dos diversos departamentos e procurando prever
tendências. Fazê-lo de forma permanente requer pensarmos muito “fora da caixa”,
de modo a podermos acrescentar algo relevante nos debates habituais da nossa comunidade.
Ao publicar um anúncio numa página de jornal, por
exemplo, estamos a colocá-lo à frente dos olhos dos leitores que, com maior ou
menor indiferença, embatem na nossa mensagem. Quando estamos na “rede”, se a
nossa mensagem é relevante e capta a atenção, em poucos segundos a nossa
comunidade pode referenciar-nos como opinion-makers e através de
comentários e partilhas, as possibilidades de divulgação são extraordinárias,
chegando onde habitualmente não se chegava. O reverso da moeda também existe,
pois se não criamos esses conteúdos relevantes depressa perdemos o interesse
dos nossos seguidores e, consequentemente, a oportunidade da sua atenção e
divulgação.
Costuma-se dizer, a propósito das redes sociais, que
estamos apenas à distância de um click,
mas é preciso uma aposta forte para que esse click aconteça.
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