menu

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O risco no imobiliário

Muitos são aqueles que consideram que o investimento em imobiliário apresenta um risco reduzido, estável, e que por isso é sempre interessante investir em imobiliário. Quem me conhece e frequenta as minhas formações, sabe que a minha resposta é... depende! 

Na realidade, essa foi a percepção de muitos investidores que correram atrás das rentabilidades estáveis, baixas mas interessantes. O risco, também ele baixo, equilibrava bem uma carteira de investimentos diversificada.

O gráfico que vos apresento hoje é muito interessante porque realmente mostra aquilo que o "típico" investidor imobiliário procura: baixo risco. E, na falta dele, a alternativa é obrigações do tesouro. O que este gráfico nos mostra é que enquanto houve mercado de obrigações hipotecárias nos Estados Unidos, houve bastante menos procura por obrigações do tesouro. Após a crise do subprime e consequente subida do risco no investimento nestes produtos associados a imóveis, a alternativa foi obrigações do tesouro.


Haverá sempre procura por produtos de baixo risco, com rentabilidades interessantes. À falta do imobiliário, há sempre a dívida pública (alguma...).

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: