menu

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

The Big IF

Por Gonçalo Nascimento Rodrigues
Out of the Box
Main Thinker

OTBX, Consultoria em Finanças Imobiliárias, Lda.
Managing Director






Aqueles que me acompanham aqui no blog já sabem que no início de cada ano gosto sempre de fazer uma revisão do ano terminado e procurar perspectivar o ano em que entramos. Para 2013, prevejo... um grande SE...

Antes disso, olhando para 2012. Confesso-vos que não me trouxe grandes surpresas no que ao imobiliário diz respeito. No meu artigo escrito para a edição de Abril da Revista Imobiliária, perspectivava a continuação da descida dos preços na habitação, o aumento do mal-parado e um acentuar das vendas de imóveis por parte da Banca e do próprio Estado. Olhando agora para trás, foi basicamente isso que aconteceu, a par da muita legislação que foi sendo publicada.

Felizmente não saímos do Euro. Esse era o meu grande medo há 1 ano atrás e julgo que esse risco estará, agora, bastante mais reduzido.

E 2013? O que nos reserva este novo ano em que agora entramos? Com um Orçamento de Estado terrível para as famílias portuguesas, como irá reagir o sector imobiliário?

Para mim, confesso-vos, 2013 é um grande SE. Não consigo ir mais além disto... e se?... Mas os meus ses são mais optimistas que pessimistas: E SE o PIB não descer tanto e subir mesmo? E SE houver mais investimento estrangeiro em Portugal? E SE as famílias portuguesas conseguirem fazer face ao brutal aumento de impostos? E SE os Bancos começarem, de uma vez, a vender imobiliário a investidores oportunísticos? E SE o buy-to-let disparar fruto das vendas da Banca? E SE a confiança aumentar?

Acho que estamos todos a necessitar de uma boa dose de optimismo. Passados 5 anos, desde 2007, sempre procurando avisar o que aí vinha, e de muitos me terem chamado de pessimista, arauto da desgraça e "outros que tais", o resultado está aí à vista de todos. Agora que todos estão pessimistas, juro-vos que acho que é bem possível que 2013 nos traga um enorme SE!...

Bons negócios (imobiliários)!

--
Leia também:

- Euro ou não euro, eis a questão! - Abril de 2012
- O que podemos esperar de 2011? - Fevereiro de 2011
- O imobiliário do ponto de vista financeiro - Fevereiro de 2010

Sem comentários: