menu

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Espreme que rebenta - Parte I

Muito se tem escrito sobre bolhas imobiliárias, a dos Estados Unidos, a de Espanha. Outros discutem se Portugal teve ou ainda tem uma bolha imobiliária. Discussões à parte, o blog Market Daily Briefing ajuda-nos a compreender um pouco melhor como estamos de bolhas imobiliárias na Europa.

Primeira conclusão: apesar de vários países europeus terem enfrentado bolhas imobiliárias, apenas a da Irlanda já rebentou. Espanha está prestes a rebentar e outros estarão lá quase.

Mas como detectar uma bolha? Em que se baseia este blog para tomar estas conclusões?

Na sua análise, o autor divide os países analisados em 2 grupo: um grupo com bolhas imobiliárias, um outro sem bolhas. E então, como definir uma bolha? O critério é simples: se um país observou uma duplicação de valor nos seus imóveis nos últimos 10 anos, tem uma bolha, caso contrário, não tem.

Depois, como saber se a bolha já rebentou? O critério passou por comparar os países com bolhas com os Estados Unidos. Conclusões?

Espanha, Irlanda, Bélgica, Holanda e França, todos têm uma bolha imobiliária mas só rebentou na Irlanda. Pelo gráfico em baixo, podemos ver que essa conclusão é tirada pelo facto das linha Irlanda e USA já se terem cruzado. O caso da Bélgica é algo assustador, já que ainda nem sequer começou a descer...

bubbles-rpp chart

Do outro lado, temos então a Alemanha, Itália (mesmo no limite), Áustria e... Portugal!
nobubbles-rpp chart

A análise é interessante, se bem que questionável. Quem vai lendo as linhas que escrevo, sabe que acho que Portugal enfrenta uma borbulha ou outra coisa qualquer que se possa espremer. Uma bolha imobiliária, talvez não...

Para mim, torna-se menos relevante saber se o preço subiu ou desceu. No limite, um preço poderá subir mais de 100% em 10 anos mas, mesmo assim, não haver uma bolha imobiliária. Parece-me importantes, antes disso, entender se existe poder de compra para pagar um preço pedido, mais do que saber se esse preço duplicou ou não. Se o poder de compra subir mais que o preço, porque haveremos de ter uma bolha?A comparação entre estas variáveis é medida pelo Indice de Afordabilidade*.

Bons negócios (imobiliários)!

--

* Ler também:

Sem comentários: