De acordo com o mais recente relatório de actividade da Real Capital Analytics, a Europa observou um crescimento no investimento imobiliário de 9% no 2º trimestre de 2013, face a igual período de 2012. As transacções de commercial real estate totalizaram € 33 Bln, colocando o Continente Europeu mais próximo dos valores transaccionados nos Estados Unidos.
De entre os países analisados, Itália, Espanha, Polónia e Áustria apresentam crescimentos significativos, quer no 2º trimestre de 2013, como no 1º semestre do ano.
De assinalar, igualmente, que os 4 maiores mercados da Europa - Londres, Paris, Berlim e Estocolmo - observaram quedas nos volumes transaccionados - -6%, -39%, -15% e -43%, respectivamente.
A procura de risco por parte de investidores começa, de certa forma, a fazer-se sentir, com alguns dos chamados países periféricos a serem mais procurados por investidores.
São os casos de Espanha e Itália, à luz do já verificado na Irlanda há um ano atrás, com acréscimos significativos nos volumes transaccionados.
Nos últimos 12 meses (3º trimestre de 2013 a 2º trimestre de 2012), foram transaccionados 195 Milhões de euros em Portugal, sendo que os segmentos de retalho e escritórios representaram mais de 80% desse montante.
Os chamados países periféricos apresentaram um volume total de transacções de € 7.640 Milhões, representando assim 5% do total de transacções dos últimos 12 meses. Itália e Espanha pesam mais de 83% nas transacções dos períféricos.
Nos restantes países analisados, nota de destaque, pela negativa, os países do Leste Europeu com volumes transaccionados muito baixos e com pouca expressão no panorama europeu.
O relatório completo pode ser lido neste link.
Bons negócios (imobiliários)!
Sem comentários:
Enviar um comentário