menu

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uma Europa de Proprietários

O German Economy Institute publicou recentemente o ranking de proprietários de casas na Europa.

A Roménia aparece à cabeça do pelotão com 96,6% de proprietários, seguida da Lituânia (92,3%), Croácia (92,1%) e Eslováquia (90,2%).

Na cauda do pelotão, encontra-se a Alemanha (45,8%, aliás o único País com menos de metade de proprietários), a Áustria (57,5%) e a França (63,1%).

Portugal encontra-se sensivelmente a meio, com 75% de proprietários.


Quem ainda acha que Portugal é um País de proprietários, ao contrário dos restantes países da Europa, espero agora que se convença do contrário...

Bons negócios (imobiliários)!

3 comentários:

Pedro Ramos de Carvalho disse...

Um gráfico curioso e uma conclusão excessiva. O lado esquerdo do gráfico é todo países de leste (excepto Malta) onde não existia mercado de arrendamento. Portugal está entre os primeiros nos países da Europa Ocidental. Sempre foi por comparação com a Europa Ocidental que foi feito, e bem, o comentário que somos um país de proprietários.

Anónimo disse...

Concordo com a chamada de atenção do Pedro Ramos, sempre nos comparámos com os países que estão no lado direito do gráfico, por isso o nosso target não deve fugir disso.
O que mais me preocupa é que metade desses 75% de proprietários não são proprietários mas sim mutuários. Um mutuário é uma espécie de inquilino que também tem as obrigações do senhorio.
É bom não esquecer isso, porque os mutuários são a parte mais fraca do mercado.
Luís Rêgo

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

A conclusão seria "excessiva" se o lado direito do gráfico estivesse abaixo dos 50%. Não está, a não ser no caso da Alemanha.

A verdade é que a Europa, seja ela de Leste, seja ela Ocidental, é marcadamente um continente de proprietários, tal como a América do Norte. E maioritariamente, os Países da Europa têm 2/3 de proprietários, já nós temos 3/4.