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terça-feira, 12 de novembro de 2013

Está apenas confiante, ou confia realmente em si?


Consultor
Square Asset Management







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Está a assistir-se a uma fase de mudança de valores, de certezas, de hábitos e de pressupostos que o afectam, mas acima de tudo, e para além do cenário de crise financeira e política, assiste-se hoje a uma crise grave de confiança. Deixar de ter receio de confiar realmente em si e no seu mercado, pode ser a solução para o seu negócio imobiliário.

Confiar realmente em si, significa que já consegue confiar nos outros e nas suas relações com estes:

  • Promotor vs Consultor Imobiliário
  • Vendedor Imobiliário vs Angariador
  • Senhorio vs Inquilino

Na minha opinião, a confiança é a base de tudo, e por isso, existem hoje pessoas que continuam a crescer profissionalmente e aumentam os seus resultados independentemente da fase de mercado que vivemos. Na área imobiliária, a confiança é ainda um factor mais determinante pois o negócio deixou de ser sobre imóveis e passou a ser sobre pessoas.

Antes de construir confiança, é preciso tê-la e acreditar neste valor como a base do seu negócio para obter retorno. Para que possa reflectir sobre o seu ponto de confiança, preparei algumas questões que deve começar por responder para si:

  • Porque é que a confiança no meu negócio é tão importante?
  • Como pode a confiança ter um impacto directo nos meus resultados?
  • Como posso medir o nível de confiança que tenho actualmente?
  • Como posso implementar o nível de confiança que os outros têm em mim no meu negócio?

Verá também que não basta apenas confiar em si e no que sabe, é preciso saber o número de pessoas que o fazem e que o reconhecem. Diria mais, não se trata do número de pessoas que o conhecem bem, mas sim, do grau de confiança que eles têm em si. Só quando o nível de confiança é elevado é que surgirão as oportunidades.

Os empresários ou empresas de confiança estão 10 pontos acima de todas as outras, todos reconhecemos estas pessoas e não temos dificuldade em classificá-las em nível de confiança. Numa perspectiva comercial este ranking é altamente positivo para quem está no topo. Quanto mais confiança gerar, mais as pessoas quererão fazer negócio consigo.

Mas, o que acontece quando o nível de confiança é baixo?

  • Tudo se torna mais lento, as pessoas verificam tudo mais do que uma vez e hesitam antes de tomarem decisões (ex: contratos a serem revistos por mais do que um advogado, originando desconfiança e objeções difíceis de se resolver);
  • O envolvimento de colaboradores ou parceiros, é muito mais baixo (ex: proprietários pouco cooperantes no processo de venda de um imóvel);
  • Os intervenientes do negócio sentem-se descontentes connosco ou com a organização;
  • As pessoas tornam-se desconfiadas, logo, menos felizes (descida forte de motivação).

Quando o nível de confiança é alto, acontece o oposto:

  • Performance individual elevada;
  • Envolvimento pessoal elevado;
  • Rapidez na execução;
  • Mais eficiência;
  • Maior motivação.

Mas, como pode construir a sua base e negócio de confiança? Deixaremos isso para um próximo artigo.

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