Segundo os dados mais recentes do Eurostat, os preços na habitação na Europa desceram em 13 dos 26 países analisados. Portugal manteve a queda nos valores da habitação no 3º trimestre de 2013, com uma descida de -2,9% face a igual período de 2012. As quedas homólogas trimestrais mantiveram-se ao longo do ano de 2013 em Portugal:
Fonte: Eurostat
A Estónia foi a líder das valorizações, com uma subida homóloga de 11,1%, seguida de Luxemburgo, Lituânia, Noruega e Reino Unido, todos estes países com subidas entre 5,8% e 6,5%.
Do lado oposto, tivemos Croácia e Letónia com quedas de -16,9% em ambos os países. Espanha, Itália, Chipre e Eslovénia também observaram descidas de assinalar, entre -5,3% e -8%.
No entanto, é de realçar o facto de Portugal levar já 2 trimestres consecutivos com subidas em cadeia, apesar de pouco expressivas. Na realidade, a habitação em Portugal, segundo o Eurostat, valorizou 0,9% no 2º trimestre de 2013, e 0,4% no 3º trimestre.
Fonte: Eurostat
Já segundo o The Economist, os preços estão a subir um pouco por esse Mundo fora, com 18 dos 23 países analisados a observaram crescimento de preços.
Apenas França, Japão, Holanda, Espanha e Itália apresentaram ainda, em 2013, quedas de preços. De realçar que desde 2008 que a Irlanda (agora com uma subida de 5,6% em 2013) já acumula uma queda de -45,3%, ao passo que Hong-Kong regista uma valorização de 96,3%! É obra!
Na perpectiva do The Economist, países como a Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, Austria, Canadá, Suécia, Dinamarca, Bélgica, França, Holanda e até mesmo a Espanha, encontram-se todos sobrevalorizados, quer relativamente às rendas aí praticadas, quer face aos rendimentos disponíveis pelos residentes.
Apenas a Alemanha, Irlanda e Japão apresentam um sector residencial sub-valorizado. Parece que estamos num mercado bullish, com forte tendência de subida mas com grande potencial de queda face às sobre-valorizações existentes, relativamente a fundamentais do mercado.
Mais uma razão para imperar a prudência!
Bons negócios (imobiliários)!
Sem comentários:
Enviar um comentário