Segundo o mais recente relatório da CMVM sobre análise de risco - Risk Outlook Autumn 2016 - a instituição portuguesa olha para o mercado imobiliário nacional como sendo de risco elevado.
A Comissão de Mercados dos Valores Mobiliários entende existir um risco elevado no sector em Portugal, com a Banca colocada sob pressão. Segundo a instituição, o elevado nível de crédito mal-parado, combinado com a natural iliquidez dos activos imobiliários, colocam os bancos portugueses sob grande pressão e dão azo a um latente conflito de interesses nos principais grupos financeiros nacionais com interesses na banca, seguros, fundos imobiliários e outras áreas de gestão de activos.
Apesar do elevado risco do mercado, este tem vindo a recuperar com as vendas e os preços em alta, segundos os dados publicados pelo INE, no seu IPHAB - Índice de Preços na Habitação. Esta recuperação do mercado não tem sido, ainda, acompanhada pelo valor de avaliação bancária, com os bancos a avaliarem as casas em Portugal de forma mais prudente que o restante mercado.
Conclui a CMVM no seu relatório que a subida nos indicadores de preços e vendas aconselha uma vigilância estreita sobre o mercado imobiliário nacional.
Bons negócios (imobiliários)!
Sem comentários:
Enviar um comentário