menu

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Habitação: factores que influenciam a compra

O peso dos proprietários de casas, face a arrendatários nos Estados Unidos tem vindo a decrescer deste o início da crise do subprime. De facto, com a subida do mercado imobiliário, no período de 1996-2006, o peso daqueles que são donos das casas onde residem cresceu bastante, inclusive para máximos históricos, tendo atingido um peso total muito próximo dos 70%.


Desde 2006, o peso dos proprietários tem vindo gradualmente a cair, tendo chegado a 63,6% no final do 1º trimestre do corrente ano.

Segundo um estudo recentemente elaborado pela  First American Financial Corporation, existem três grandes factores que influenciam a propriedade de casas nos Estados Unidos da América:
  • Educação;
  • Estado Civil;
  • Condições económicas.
A educação é o principal factor de decisão. Estatisticamente, quanto maior o nível de educação, maior a probabilidade em alguém comprar a sua própria casa. Os dados mostram que só o facto de se obter uma licenciatura leva a que um norte-americano aumente a probabilidade de comprar uma casa em 3%, sendo que um mestrado leva a outro aumento de 3%.

O estado civil da pessoa também é factor preponderante. De facto, entre o período 1995-2005 registou-se um aumento no número de casamentos nos Estados Unidos da América, período que como vimos coincidiu com um aumento do peso dos proprietários de casas. Desde então, quer o número de casamentos, quer o peso dos proprietários se tem vindo a reduzir.

Por último e inevitavelmente, aparecem as condições económicas, mais relacionadas com o mercado de emprego e os salários conseguidos. Naturalmente, quanto melhor estiver o mercado de trabalho, maiores serão as probabilidades de alguém comprar uma casa em vez de a arrendar.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: