menu

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Espanha - Mercado Imobiliário, Agosto

Embora Agosto seja normalmente um período de silêncio no sector imobiliário, foram fechados dois grandes negócios.

Em primeiro lugar, o Santander finalizou a venda de 51% do negócio imobiliário do Banco Popular à Blackstone por cerca de 5,1 milhões de euros. O fundo norte-americano foi o principal candidato na aquisição da maior parte da carteira de 30 mil milhões no final de Julho. A transacção vigorará no 1.º trimestre de 2018, incluindo a venda da Aliseda.

A Hispania concluiu a venda do seu portfolio de escritórios à Swiss Life por 510 milhões de euros. O Portfólio contém cerca de 20 propriedades localizadas em Madid, Barcelona e Málaga, com uma área total de 182.000 m². A Mútua Madrileña concluiu a transacção do Palácio de Miraflores que é actual sede da Nike no centro de Madrid. O referido imóvel foi vendido à Remer Investment por cerca de 60.000.000€. Continuaram as negociações entre Lar e Colonial sobre a venda de dois edifícios no Norte de Madrid por cerca de 100 milhões de euros, já que a SOCIMI onde a Pimco detém uma participação continua com o seu plano estratégico na alienação dos seus activos não essenciais e em focar-se nos centros comerciais. No distrito 22@ de Barcelona, a Mediapro coloca a sua sede de 55.000 m² à venda por 60 milhões.

No sector hoteleiro, foi registado um “record” de 44 milhões de estadias em Espanha durante o mês de Julho, de acordo com o INE. A crescente procura e a renovação de grande parte do stock hoteleiro nos últimos anos elevaram as taxas de ocupação e permitiram que os principais players aumentassem os preços. Dospuntos vendeu o Hotel Vincci Selección Posada del Patio em Málaga ao fundo de investimento europeu Internos Global Investors por 26,75 milhões. O governo regional das Ilhas Baleares gerou alguma controvérsia ao tomar a decisão de introduzir uma quota legal para o n.º total de camas por hotel – 623.624 camas nas 4 ilhas. A referida decisão foi criada para enfrentar as crescentes tensões entre hoteleiros, proprietários e residentes privados e promover o turismo “responsável, sustentável e equilibrado”, esperando-se, no entanto, pelos efeitos no sector.

No sector residencial, os novos players Neinor, Via Célere e Aelca e os antigos players Metrovacesa e Quabit aceleraram a expansão das suas carteiras. No arrendamento, a Testa anunciou que aumentará o seu capital social em 341 milhões de euros para permitir a incorporação do negócio de arrendamento de casas, Acciona, no grupo através de um acordo não monetário que verá o gigante das infra-estruturas e energia trocar 1.058 imóveis por acções do Testa equivalentes a 21% do capital total. A Värde contratou o Credit Suisse e Jefferies-Arcano para gerir a estreia no mercado de acções da Vía Célere e o mesmo fundo norte-americano iniciou a sua procura de um consultor para lidar com o lançamento da Aelca. 

Entretanto, os dados publicados sobre o sector residencial no 1.º semestre mostraram que as vendas de casas mantêm a sua tendência ascendente. Foram vendidas mais 13,2% de casas entre Janeiro e Junho de 2017 (cerca de 235.672 fogos) em relação ao período homólogo do ano transacto. Caso a tendência persista, cerca de 470.000 fogos serão vendidos no total do presente ano, ultrapassando o número alcançado em 2016 (400.000 fogos). Alguns especialistas acreditam que o referido número atingirá os 500.000 fogos. Os preços das casas novas aumentaram 12,7% em Junho, de acordo com o Conselho Geral de Notários. No sector do luxo, os preços dos fogos subiram cerca de 7%, em média, em todas as regiões de Espanha, excepto em Madrid, onde aumentaram cerca de 10%.

Em relação a outro tipo de transacções, salienta-se que a UBS AM adquiriu por 57 milhões as galerias comerciais do Las Rosas Shopping Centre na zona de San Blas, em Madrid, que pertenciam à Hispania Retail Properties. Atitlan e um grupo de investidores compraram um terreno adjacente ao antigo autódromo de Valência por um valor de 30 milhões. A Healthcare Activos adquiriu uma unidade geriátrica de 256 camas, sita no bairro de Grácia, em Barcelona, por 16 milhões.

Sem comentários: