menu

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Fundos imobiliários não param de vender

Os fundos de investimento imobiliário em Portugal não param de vender activos. Segundo dados publicados pelo Banco de Portugal e pela CMVM, estes veículos de investimento levam já 43 meses consecutivos com valores negativos de transacções líquidas de imóveis, acumulando vendas líquidas de 2,3 mil milhões de euros desde Fevereiro de 2014.


Fonte: Banco de Portugal, CMVM (2017, dados acumulados a Agosto)

Após um longo período de aquisições e subida do valor dos activos imobiliários sob gestão, que levou o conjunto dos mais de 200 fundos imobiliários nacionais a gerir mais de 14,5 mil milhões de euros em imóveis, em Agosto passado estes fundos atingiram um montante de activos sob gestão inferior a 11 mil milhões de euros.

Este valor de activos sob gestão é o mais baixo dos últimos 10 anos. Desde o pico do mercado, em 2012, os fundos imobiliários reduziram o valor dos seus activos em -25%, fruto do efeito combinado de vendas imobiliárias e desvalorização dos activos em carteira. Nesse período (Janeiro de 2013 a Agosto de 2017), as transacções líquidas totalizaram um valor negativo de € 1,873 mil milhões, enquanto o valor dos activos geridos caiu € 3,550 mil milhões, assumindo-se assim uma desvalorização da carteira em 1,667 mil milhões de euros.

No entanto, a venda de activos proporcionou o aumento substancial da liquidez dos fundos imobiliários. De facto, no final de 2011, a liquidez destes veículos era de apenas 3,3% do valor dos activos imobiliários geridos, tendo subido para 10,6% em Agosto passado. Subiu a liquidez em % dos activos como também em valor absoluto, estando agora acima dos mil milhões de euros.

Fonte: CMVM (2017, dados acumulados a Agosto)

Será que com este dinheiro, os fundos de investimento imobiliário nacionais voltarão às compras?

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: