menu

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Prop Techs: o negócio a transformar o mercado imobiliário

Depois das fintechs terem revolucionado o sector financeiro estamos agora a assistir a uma nova forma de transaccionar e rentabilizar o imobiliário.

Uma nova geração de empresários / empreendedores estão a transformar a forma de comprar, vender, arrendar e gerir o imobiliário.

Mas a necessidade de inovarem e competirem num mercado cada vez mais exigente e agressivo, tem obrigado ao desenvolvimento de planos de negócio cada vez mais arriscados, em que a intermediação deixou de ser a actividade principal e a actividade de investimento tem assumido maior importância. Assim sendo, algumas das PropTechs não se dedicam apenas à intermediação mas também assumem risco e ficam expostas ao mercado imobiliário.

O mais surpreendente é que algumas destas PropTechs nem sequer têm na sua fundação, empreendedores com experiência em imobiliário. Algumas delas tentam replicar conceitos importados de outras áreas de negócio, como a agilização e simplificação de processos de compra e venda de imóveis e obtenção de financiamento.

Como exemplos de PropTechs que operam na simplificação e agilização de processos temos:

1) na originação de empréstimos:
  • Habito (https://www.habito.com/ ): Reino Unido
  • Trussle (https://trussle.com/ ): Reino Unido
  • Lenda (https://www.lenda.com/ ): EUA

Estas plataformas online fazem a comparação entre as diversas taxas de juro dos diversos empréstimos imobiliários e permitem que o comprador concretize o empréstimo online, sem a necessidade de se deslocar à instituição bancária.

Actividade principal: intermediação
Risco: assenta em economias de escala e na capacidade de atrair continuamente devedores

2) No investimento em dívida:
  • LendInvest (https://www.lendinvest.com/ ): Reino Unido (commercial RE)
  • LendingHome (https://www.lendinghome.com/ ): EUA em Residencial
  • PeerStreet (https://www.peerstreet.com/ ): EUA

Estas plataformas são um local de encontro entre investidores e promotores imobiliários. Os investidores podem investir/financiar directamente num determinado empreendimento ou numa carteira de imóveis. A maturidade do financiamento pode ser de curto-prazo ou médio/longo-prazo. A originação dos empréstimos pode ser efectuada por gestores de fundos ou pela própria banca que depois os vendem na plataforma.

Actividade principal: intermediação e gestão de activos
Risco: reside com o investidor

3) No investimento em Residencial:
  • Roofstock (https://www.roofstock.com/): Roofstock opera nos EUA e permite o investimento em casas alugadas e, portanto, geradoras de rendimento. O investidor pode escolher a casa que pretende, o montante que pretende investir e o alavancamento, visto que a própria plataforma concede crédito;
  • FlyHomes (https://www.flyhomes.com/): é uma plataforma que opera em algumas cidades dos EUA e se centra no comprador. Aposta na simplificação do processo de aquisição do imóvel;
  • Acasa (https://www.helloacasa.com/how-acasa-works): centra-se no habitante da casa (seja proprietário ou inquilino) e ajuda ao planeamento financeiro das diversas despesas associadas à propriedade/manutenção de um imóvel.

Como exemplos de PropTechs mais agressivas e que assumem mais risco, temos: 
  • Opendoor (https://www.opendoor.com/)

Opendoor é uma plataforma online, que opera em algumas cidades dos EUA e que permite a venda de imóveis em poucos clicks. O vendedor introduz os dados sobre o imóvel, a plataforma procede à avaliação e faz uma oferta em 24 horas, que, sendo aceite, permite ao vendedor a venda do imóvel.

Este é um modelo de negócio que assenta num conhecimento pormenorizado do mercado e exige um mercado com rotação e liquidez, caso contrário, a plataforma fica exposta ao risco de desvalorização do mercado ou dos imóveis adquiridos.

Actividade principal: intermediação e investimento
Risco: exposição ao mercado residencial 
  • Nested (https://nested.com/ )

Nested é uma plataforma semelhante à Opendoor que opera em Londres. A Nested, em poucos dias, estabelece um preço mínimo de venda do imóvel, ao qual se compromete comprar o imóvel no final de 90 dias. Durante estes 90 dias, o imóvel é colocado no mercado. Se o imóvel vender por um valor inferior a este preço, o vendedor recebe o valor mínimo e a plataforma assume a perda. Se vender por um valor acima, o vendedor recebe o valor por inteiro, menos os custos de intermediação.

Actividade principal: intermediação e investimento
Risco: exposição ao mercado residencial 
  • Property Partner (https://propertypartner.co/ )

Property Partner opera no Reino Unido e permite o investimento em casas arrendadas com a particularidade de depois permitir a transacção destas unidades de participação online (mercado secundário). Os imóveis (ou empreendimentos em construção) são adquiridos inicialmente pela plataforma e depois vendidos na plataforma. A plataforma também procede à gestão dos imóveis e procede ao aluguer das casas.  

Actividade principal: investimento, gestão e intermediação
Risco: exposição ao mercado residencial 
  • Landed (https://www.landed.com/)

Landed opera nos EUA e dedica-se à concessão de mezz finance para a aquisição de habitação própria. Os compradores que não têm possibilidade de fazer o depósito requerido pelos bancos no momento da aquisição de habitação própria podem solicitar financiamento da Landed. A Landed complementa o depósito do comprador e em troca recebe uma taxa de remuneração fixa + taxa de remuneração variável que é função da taxa de valorização do imóvel. O financiamento tem uma maturidade de médio-prazo, findo o qual, o comprador tem de amortizar o mezz finance quer seja pela venda do imóvel, pelo re-financiamento junto de outras instituições financeiras ou pelo uso de poupanças, entretanto acumuladas.

Actividade principal: originação de mezz finance
Risco: exposição ao mercado residencial e risco de incumprimento

Embora esta lista não seja exaustiva e sofra por ser demasiado centrada no mercado anglo-saxónico, é exemplificativa da transformação que se tem verificado no sector imobiliário nos últimos anos (e que é transversal a todos os sectores de actividade.

--

Por Ricardo Pereira
InProp Capital Fund

Sem comentários: