menu

quinta-feira, 8 de março de 2018

Espanha: nem tudo são rosas

Tal como em Portugal, Espanha regista uma forte recuperação do seu mercado imobiliário, com previsões que apontam para uma contínua subida nos próximos anos, isto apesar de haver já alguns alertas por parte da agência Fitch sobre uma possível bolha imobiliária.

No entanto, nem todo o mercado evoluiu da mesma forma. Dados recentemente divulgados pelo portal idealista mostram que a maior parte da actividade imobiliária se centra em Madrid e nas zonas costeiras:


Conforme se pode ver no mapa em cima, a maior parte das buscas de imóveis no referido portal concentram-se em zonas muito específicas. De facto, Espanha é um país muito grande e nem todas as zonas do mercado apresentam o mesmo interesse para os compradores.

Curioso é verificar que nos locais onde existe mais stock para venda são exactamente os mesmos onde existe também mais procura. A figura em baixo mostra por região, a percentagem de imóveis em venda sobre o stock total. As zonas mais escuras são aquelas que têm mais imóveis em venda no mercado, ou seja... as zonas costeiras. Encaixa bem com o interesse da procura.


Se em muitos mercados, a subida de preços no imobiliário é em parte justificada por um desequilíbrio entre oferta e procura (a primeira escassa para a segunda, entenda-se), neste caso aparentemente não será tanto assim.

Bons negócios (imobiliários)!

--

Leia também Espanha: preços na habitação descem

Sem comentários: