menu

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Habitação em Lisboa rende 4,7%

Da análise dos dados mais recentes publicados pelo INE, relativamente a preços e rendas medianas na habitação, é possível aferir que o arrendamento de habitação em Lisboa gera uma yield de 4,7%. A renda mediana de 2017 fixou-se nos € 9,62 /m2 enquanto que o preço mediano de venda foi de € 2.438 /m2.

As freguesias de Beato (7,1%), Marvila (6,8%) e Olivais (6,2%) são as que apresentam as yields mais elevadas da capital, enquanto que Santa Maria Maior e Santo António estão do lado oposto da rentabilidade, com uma yield de apenas 3,5%.

As freguesias que apresentam as yields mais elevadas são aquelas cujo desvio da renda face à mediana cidade é menor, mas com desvios elevados relativamente ao preço de venda. Pode-se aferir que nestas zonas é caro arrendar mas ainda barato comprar (sempre comparando os valores locais com as medianas da cidade). Pode isto, eventualmente, significar que caso se mantenham as rendas em alta, possamos esperar um maior crescimento nos preços de venda nestas freguesias da cidade de Lisboa, procurando assim o mercado "corrigir" tamanho desvio entre rendas e preços de venda.

Por seu turno, as freguesias com as yields mais baixas são aquelas que apresentam o maior desvio no preço de venda face à mediana da cidade, indiciando pois que a habitação nestes locais possa estar já um pouco cara no que à venda diz respeito.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: