Tendências Tecnológicas no Imobiliário 2019
Agora que captei a sua atenção, vamos assentar os pés na terra e perceber uma coisa; a validade deste título é igual à validade daqueles que aparecem na primavera para perder 10Kgs em 2 semanas, além do mais não existe sucesso sem esforço e trabalho. Mas com disciplina e as ferramentas tecnológicas digitais que são cada vez mais eficazes, com um plano de marketing online e offline adequado, sem dúvida que se conseguem resultados extraordinários.
Agora que captei a sua atenção, vamos assentar os pés na terra e perceber uma coisa; a validade deste título é igual à validade daqueles que aparecem na primavera para perder 10Kgs em 2 semanas, além do mais não existe sucesso sem esforço e trabalho. Mas com disciplina e as ferramentas tecnológicas digitais que são cada vez mais eficazes, com um plano de marketing online e offline adequado, sem dúvida que se conseguem resultados extraordinários.
O imobiliário é uma das indústrias que tem evoluído mais devagar, por comparação a outras, no entanto muito se tem feito nos últimos anos e a utilização de novas tecnologias cada vez mais sofisticadas prometem alterar este cenário.
Ao longo de 2018 escrevi sobre a grande transformação do Facebook, as novas tendências no Imobiliário, como a utilização da AI nos assistente de voz, do papel da IA (Inteligência Artificial) como protagonista na 4ª Revolução Industrial e nas suas múltiplas aplicações, agora a finalizar o ano de 2018 vou levantar um pouco do véu das tendências tecnológicas para 2019, seguramente será um ano de afirmação de novas ferramentas e espero que em novos conceitos associados, será certamente um ano de forte aposta tecnológica no imobiliário a nível global.
Inovação em 2019
Blockchain - Creio que por força dos progressos da disruptiva tecnologia de Blockchain, a arrasto da indústria financeira, iremos assistir a iniciativas de enquadramentos jurídicos que possibilitem a aplicação dos conceitos que a desenvolvem. Assim, a “tokenização” ou a fragmentação de imóveis e a sua conversão em valor de investimento em criptomoeda acessível a qualquer um, acredito irá, a nível global, desenvolver-se e massificar-se como um produto de investimento. Deixo exemplo de 3 empresas que já são referência na fragmentação encriptada de activos imobiliários:
- https://www.fluidity.io/
- https://www.propellr.com/
- https://atlant.io/
AR & VR - O próximo ano será prolífero igualmente no desenvolvimento das tecnologias de AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) e da sua acessibilidade às empresas imobiliárias em múltiplas vertentes, sistemas de API (interface de programação de aplicativos) simplificados estarão disponíveis para facilitar a integração destas ferramentas nos sites e portais.
O nível de interacção constitui um poderoso argumento de atracção, comercialização e fidelização de utilizadores, a possibilidade de visualizar uma casa em 3D, decorar os seus espaços, visitar e literalmente andar virtualmente num projecto com a percepção de estar dentro dele ainda na fase de projecto, etc, são determinantes para qualquer empresa se posicionar no mercado, obter conteúdos de qualidade para a sua estratégia digital e ganhar clientes e seguidores que se tornem recorrentes e que referenciem. Eis alguns exemplos:
- https://matterport.com/
- https://www.vpix360.com/
- https://www.invrsion.com/real-estate/
- https://www.sketchup.com/
AI Chatbot’s - Todos sabemos o quanto é importante para o cliente obter uma resposta rápida, as plataformas estão online 24/24h, 365 dias por ano. As estatísticas referem que:
- 88% dos compradores usariam o mesmo agente ou o recomendariam;
- 84% dos vendedores usariam seu agente novamente;
- 82% de todas as transacções imobiliárias são resultado de referências.
No entanto, apenas 25% dos agentes trabalham os seus contactos e os clientes anteriores com o objectivo de obterem futuras referências - aqueles que geram mais de 50% de seus negócios anuais dessa maneira, sabemos o quanto a experiência do cliente é importante e determinante!
Com o desenvolvimento dos “chatbot’s”, podemos imaginar o ganho de rentabilidade que significa toda esta informação ser tratada de forma automatizada e imediata, actualizada nas bases de dados, com os sistemas de algoritmos avançados a aprenderem e a melhorarem a interacção do “chatbot” de forma a que ele faça “match” de acordo com o perfil que traça do utilizador que o contacta e dos dados que recolhe.
Mas mais, através de “retargeting”, o contacto será seguido pelos sistemas de forma a que aquele utilizador que entrou em contacto, receba sugestões em outras plataformas quando navega na internet, quer seja de propostas, quer seja de imagens que reforcem a marca seja ela pessoal ou corporativa, isto tudo sem necessidade de intervenção humana. Sistemas agregados de planeamento podem fazer um follow up do utilizador, enviando-lhe nas datas festivas uma mensagem, ou uma frase tipo: “Como está a sentir o seu novo bairro?” ou “Está feliz na sua nova casa?” e consoante a resposta tratar a informação. Alguns exemplos para além do Facebook Messenger:
- https://www.hubspot.com/products/crm/chatbot-builder
- https://www.apartmentocean.com/
- https://chatfuel.com/
Outros desenvolvimentos tecnológicos merecem a atenção, sistemas de “pushing”, CRM’s, Plataforma de Avaliação imobiliária, SEO, todos com grande impacto na industria. Cada vez mais é importante a figura do CIO (Chief Innovation Officer), já não podemos ignorar o progresso, nem refugiar-nos em frases do tipo “O Imobiliário é um negócio de pessoas para pessoas”. Hoje temos de aumentar os rácios de qualidade e eficácia com a ajuda da tecnologia. A consequência de se ignorar esta necessidade será a perda do capital acumulado de muitos anos de investimento e trabalho.
Os votos de Festas Felizes e de um 2019 cheio de sucesso e inovação. Não se esqueça que:
«A primeira regra de qualquer tecnologia usada em um negócio é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.»
Bill Gates
--
--
Por João Abelha
Co-Founder Date a Home
Real Estate Digital Thinker
Sem comentários:
Enviar um comentário