menu

segunda-feira, 11 de março de 2019

O imobiliário está caro ou barato?

É comum ouvirmos dizer que o mercado imobiliário está caro simplesmente porque os preços subiram muito ou porque estão acima daquilo que normalmente estamos habituados. Outras vezes, ouvimos dizer que está barato porque noutros países o imobiliário é muito mais caro, logo em Portugal é mais barato investir em imóveis.

Será mesmo assim?

Vem isto a propósito de um inquérito realizado pelo site demographia.com sobre o custo de acessibilidade à habitação - o Demographia International Housing Affordability Survey. Este estudo baseia-se na análise daquilo que chama o Price-Income Ratio ou para outros um Affordability Index. Compara o preço mediano de uma habitação com o rendimento médio gerado pelo agregado familiar. Em tempos, o Ricardo Pereira já aqui escreveu sobre este tema.

De acordo com o referido estudo, se o Price-Income Ratio for inferior a 3, o mercado é acessível; entre 3,1 e 4 torna-se moderadamente inacessível, sendo que superior a 5 é muito inacessível.


O estudo conclui que o mercado residencial mais caro no Mundo é Hong Kong com um rácio de 20,9, seguido de Vancouver (12,6) e Sidney (11,7). Das 91 cidades analisadas com mais de 1 milhão de residentes, 29 são extremamente caras sendo que a maioria delas (13) estão nos Estados Unidos. No entanto, em valores medianos, os EUA não são o país mais caro apresentando um rácio de "apenas" 3,9, bem abaixo dos 9 da Nova Zelândia.


Se olharmos então para os resultados do estudo tendo por base todas as 309 cidades analisadas, mercado como Estados Unidos, Irlanda ou Canadá vêem os seus rácios baixar. Algo normal dada uma maior pressão de preços em cidades com mais população.

E Portugal?

Portugal não foi analisado neste estudo. No entanto, procurei calcular este rácio com base em dados disponíveis (o que nem sempre é fácil). Calculei o price-income ratio para Portugal com base no IPHAB - Índice de Preços na Habitação (fonte: INE) e no rendimento médio disponível das famílias (fonte: Pordata). Os resultados são estes:


Desde 2009 que o mercado residencial em Portugal se encontra "moderadamente inacessível". Em 2017 já estava "seriamente inacessível". Os números mostram que nos tempos recentes, mesmo com um mercado em baixa (2011, 2012), a habitação em Portugal já não era propriamente barata. Hoje será com certeza cara.

Comparando então estes números nacionais com os apresentados no estudo, podemos concluir que comprar uma casa em Portugal é, em termos medianos, mais caro que em países como Estados Unidos da América, Canadá ou mesmo Irlanda. Dá que pensar.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: