menu

quarta-feira, 6 de março de 2019

Espanha: preço das casas usadas sobe 7,8%

O preço de venda das casas usadas em Espanha não para de subir. Só no ano de 2018, os preços cresceram 7,8%, acima da subida registada nos preços das casas novas. Trata-se, assim, da maior subida de preços nos últimos 13 anos, isto de acordo com dados publicados pela fotocasa.es. Além disso, Dezembro foi já o vigésimo sétimo mês consecutivo de subida. São mais de 2 anos com o preço das casas usadas em Espanha sempre a subir.


Apesar disso, importa contextualizar as razões para este crescimento de preços e ainda a distância a que os preços hoje se encontram dos máximos registados antes da crise do subprime.

O crescimento recente dos preços prende-se fundamentalmente com o retorno de uma procura que estava "adormecida" e a aguardar uma recuperação do mercado. Além disso, a conjuntura actual de um histórico nível baixo de taxas de juro proporciona o aumento do interesse pela habitação para arrendamento, potenciando os investimentos em buy-to-let.

Por fim, importa ainda registar que apesar destas subidas de preço, em média cada casa usada em Espanha regista agora um preço de € 1.869 /m2, valor que está ao nível do registado em 2013 e ainda bastante longe dos máximos de 2007 de € 2.952 /m2.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: