menu

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Número de casas vendidas em Portugal cresce 7,6%

Segundo dados publicados pelo INE, o número de casas vendidas em Portugal cresceu 7,6% no 1º trimestre de 2019, em termos homólogos. Foram vendidas 43.826 casas, mais 3.110 que tinham sido vendidas em igual período de 2018.

Apesar deste aumento no número de casas vendidas, os dados mostram uma quebra nas vendas de -5,6% em cadeia, ou seja, do 4º trimestre de 2018 para o 1º trimestre deste ano. No entanto, o índice mostra uma certa sazonalidade nas vendas com frequentes quebras na passagem de ano. Tipicamente, existe uma quebra nas vendas no início de cada ano:


Mais de 85% das casas vendidas são usadas, havendo muito poucas habitações novas a serem vendidas no mercado. Em termos homólogos, foi nos Açores onde se registou maior subida nas vendas com um aumento de 22,6% apesar de forte queda em cadeia de -16,4%. Igual tendência no Alentejo - com crescimento homólogo de 16,7% mas queda em cadeia de -13% - e na Zona Centro (+18,1% e -6,2%).

No segmento de usados, apenas no Algarve se regista uma descida homóloga no número de casas vendidas (-7,4%) com todas as restantes zonas do País a observarem um aumento das vendas. Mais uma vez, os Açores lideram as subidas com um aumento superior a 28%. Numa análise em cadeia, os resultados invertem-se: apenas a Área Metropolitana de Lisboa (AML) registou ligeira subida na venda de usados (0,5%) com todas as restantes zonas de Portugal a registarem quedas.

No segmento de novos, destaque para a Região Autónoma da Madeira com um aumento nas vendas de 32,1% enquanto que a Área Metropolitana do Porto (AMP) se ficou apenas pelos 2,9%, isto em termos homólogos. Em cadeia, a AMP registou uma forte quebra na venda de casas novas, de -24,2%, tal como em toda a Região Norte (-24,3%).

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: