menu

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

As novas gerações preferem comprar casa


Muito se fala do Millennials. Das suas orientações, preferências, escolhas enquanto consumidores. Que só pensam em arrendar e não se querem comprometer com a compra de uma casa. Mas uma nova geração está a chegar e a impactar o mercado imobiliário. Trata-se da Geração Z, os chamados post-millennials. Nascidos entre 1995 e 2012, começam agora a chegar ao mercado de trabalho e, naturalmente, ao mercado imobiliário.

Um estudo feito pela Homes.com procurou "tipificar" as escolhas destes consumidores. Foi realizado um inquérito a 1.000 jovens entre os 18 e os 24 anos. As respostas foram concludentes. Mais de 85% dos inquiridos planeia comprar uma casa. Mais, a maioria pretende comprar casa mais cedo que os Millennials. De facto, apenas 35% dos Millennials com menos de 35 anos são actualmente proprietários de casas, enquanto que quase 50% da Geração Z, inquirida neste estudo, o planeia fazer entre os 25 e os 29 anos de idade.

Onde comprar casa?

O sentimento de propriedade claramente orienta esta escolha. Além disso, esta geração olha para uma casa como um bom investimento e não apenas enquanto utilizadores. Mas além disto, o que os motiva mais na escolha de uma casa?
  • Proximidade ao local de trabalho;
  • Proximidade a amigos e família;
  • Zonas urbanas, seguras, próximas a locais de actividade noturna.

Que relação com o agente imobiliário?

Esta geração, que nasceu já totalmente impactada por tecnologia, procurará um agente imobiliário? E para quê? O inquérito realizado mostra que a principal preocupação desta geração é que um agente os entenda, que perceba o que querem e procurem, mais do que propriamente terem um elevado conhecimento do mercado. Afinal, este negócio é de pessoas, de sentimentos, de escolhas e gostos pessoais.

Questões financeiras são importantes

Naturalmente que as questões financeiras estão também no centro das preocupações desta geração. Como conseguirão pagar uma casa? Como pouparão para a entrada? As principais barreiras à compra são realmente de cariz financeiro com mais de 40% dos inquiridos a reconhecer que a grande preocupação é ganhar o suficiente para poder pagar uma casa e 20,9% a reconhecerem a necessidade de pouparem para a entrada inicial. Mais de 30% acredita ter de poupar durante mais de 3 anos para o conseguir.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: