menu

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Peso dos Proprietários de Casas

O peso do nº de proprietários de casas nos Estados Unidos tem vindo a diminuir desde que eclodiu a crise do subprime em 2007.

Actualmente, a taxa de propriedade no mercado residencial norte-americano é de 66,5%, sendo este o nível mais baixo desde 1998. A actual crise com a consequente desvalorização do mercado trouxe mais procura ao arrendamento habitacional e uma certa fuga à aquisição.


De acordo com o US Census Bureau, 14,1% das habitações encontravam-se devolutas no último trimestre de 2010, sendo 3,3% para uso sazonal e os restantes 10,8% efectivamente devolutas, ano após ano.

Por cá, e de acordo com os Censos de 2001, do total de 3,5 milhões de alojamentos familiares clássicos, 24,3% estavam ocupados por arrendatários, havendo então uma taxa de propriedade de 75,7%. Mas isto era em 2001, já lá vão 10 anos e entretanto muitas casas se compraram em Portugal...

Bons negócios (imobiliários)!

3 comentários:

Adriano Carnaúba disse...

Não achas que taxas muito altas de propriedade são indício de desequilíbrios no mercado ?

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Sim, à partida concordo com a afirmação, se bem que cada mercado é um mercado e há que entender as razões pelas quais se prefere propriedade ao arrendamento.

Mas na verdade, no pico do mercado residencial norte-americano, atingiu-se também um pico no peso dos proprietários... e que tem vindo a reduzir-se nos últimos 3 a 4 anos, tal como o valor das casas.

Adriano Carnaúba disse...

Interessante seu blog. Atuo há muito tempo no mercado imobiliário (São Paulo), e muitas vezes, com o foco no dia a dia, não percebemos tendências e oportunidades interessantes do mercado. Parabéns pelo trabalho tão bem organizado.