menu

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Imobiliário norte-americano em queda

Os últimos dados publicados pela Reserva Federal mostram uma desvalorização do imobiliário de USD 6,6 trillion desde o pico ocorrido em 2006, tendência de queda que se mantém. Naturalmente, num mercado altamente endividado, a queda dos preços dos imóveis fez desaparecer grande parte do equity investido que hoje se situa abaixo dos 40%:


No entanto, cerca de 30% dos proprietários de casas não tem sequer nenhuma hipoteca associada, pelo que as cerca de 52 milhões de hipotecas existentes nos EUA terão, com certeza, menos do que esses 38% de equity investido. Estima-se, inclusive, que cerca de 10 milhões de hipotecas valham já menos que o próprio imóvel:


Mais de 10% dos proprietários norte-americanos tem mais de 25% de negative equity, se bem que com alguma tendência a decrescer. Na realidade, muitos destes proprietários têm ainda empréstimos com taxas acima da média do mercado, sendo possível renegociá-los, algo que tem vindo a acontecer:


Em linha com a queda do valor dos imóveis tem vindo também a cair o montante de dívida associado, sendo que no entanto muitos justificam esta descida com o crescente número de execuções:

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: