menu

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Bancos espanhóis vendem imóveis a desconto

O excesso de stock imobiliário que grande parte da banca espanhola ainda tem nos seus balanços tem potenciado a venda de activos imobiliários a grande desconto, refere a agência de rating Fitch.

Os descontos praticados pela banca rondam os 50% a 70% e esta política de venda de activos imobiliários deverá manter-se nos próximos 2 anos.

Na sequência da crise imobiliária e financeira que muitos países europeus sentiram, os bancos espanhóis ainda têm muitos activos imobiliários em carteira que terão obrigatoriamente de vender por imposição do seu regulador. A Fitch antecipa que essas vendas forçadas continuarão a ser feitas a desconto por mais algum tempo.

A melhoria do cenário macroeconómico em Espanha não parece ser razão suficiente para "travar" tamanhos descontos na venda de imóveis. Este tipo de vendas - denominadas "bulk sales" - manter-se-à com descontos elevados. Já a venda de activos mal-parados a utilizadores finais, esses espera-se que venha a ser feita com descontos cada vez mais pequenos, sendo certo que essas vendas são mais morosas e custosas para a banca espanhola.

Apesar disto, a Fitch olha para o mercado imobiliário espanhol com optimismo, observando uma clara melhoria dos seus fundamentais, não antecipando para já a ocorrência de uma bolha apesar de uma possível existência de bolhas localizadas.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: