menu

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Espanha: preços na habitação descem

Os preços de venda de casas em Espanha sofreram uma queda de 0,9% em Novembro passado, segundo dados dos Notários espanhóis. O preço médio registado no país vizinho foi de € 1.288 /m2. Apesar desta queda de valor, as vendas continuam a subir, tendo estado 10,1% acima do registado em igual mês de 2016, com mais de 46.000 casas a serem vendidas.

No que respeita ao tipo de habitações, os preços caíram mais nas moradias (-1,3%) do que em apartamentos (-0,1%). Quanto às vendas, a actividade foi forte em todos os segmentos, com ligeiro destaque para as moradias com um aumento nas vendas de 13,7%.

O crédito habitação também está em alta, com um aumento das hipotecas em 0,6%, com mais de 60% das transacções a serem financiadas.


Também o mercado de arrendamento está em alta, com mais casas no mercado a serem arrendadas. Se no início do século XXI, apenas 11% dos espanhóis arrendavam, em 2017 esse valor subiu já para 20%, com uma nova geração a preferir o arrendamento à compra de casa. De facto, após a crise imobiliária e financeira fortemente sentida em Espanha, muitos não tiveram outra opção senão arrendar. No entanto, esta tendência parece ter vindo para ficar, também devido à elevada procura de habitações para alojamento local.

A procura por aplicações financeiras capazes de dar ao investidor rentabilidade e alguma segurança tem levado muitos a adquirir casas e colocá-las no mercado turístico e de arrendamento. Um estudo feito pelo Idealista aponta possíveis rentabilidades de uma e outra opção. A juntar a este estudo, veio o Banco de Espanha colocar em perspectiva o investimento em imóveis para arrendamento ou em acções, com o imobiliário a poder dar mais de 10% de rentabilidade média anual (assumindo as componentes de yield e valorização de capital.

Bons negócios (imobiliários)!

--

Nota: informação retirada do site https://www.auraree.com

Sem comentários: