menu

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Habitação: preços vão subir em 2019

Preços na habitação vão subir 5%

Os preços na habitação em Portugal vão subir em 2019. Esta é a principal conclusão do Barómetro Habitação de Out of the Box, lançado no final de 2018, que recolheu a opinião de 142 profissionais do mercado imobiliário nacional.

Quase 70% dos inquiridos acredita numa subida de preços para o ano de 2019, sendo que 16% pensa que os preços se irão manter durante este ano. Apenas uma minoria de 15% dos inquiridos acredita numa queda dos preços, sendo que 10% julga que os preços cairão até 5%.

Mais de 40% dos participantes do Barómetro antecipa uma subida de preços até 5%, sendo que 23% vai um pouco mais além, antevendo um crescimento nos preços da habitação entre 5% e 10%.

Venda de casas também vai aumentar

O número de casas vendidas em Portugal irá igualmente aumentar ao longo de 2019. O mercado espera um novo recorde de casas vendidas já para 2018. No final do 3º trimestre, o mercado tinha transaccionado um total de 132.270 casas, um crescimento homólogo de 18,4%, sendo que se espera que o ano feche com um valor acima das 153.292 casas vendidas em 2017.

Os inquiridos no Barómetro acreditam, então, que em 2019 se baterá um novo recorde no número de casas vendidas, com 42% dos participantes a responderem nesse sentido. De referir, no entanto, que 25% das respostas apontam para uma queda nas vendas, enquanto que 33% pensa que as vendas se manterão idênticas a 2018. Mercado algo dividido mas a apontar para um aumento das vendas.


Promotores, investidores e gestores optimistas

Os promotores, investidores e gestores de carteiras são os mais optimistas! 80% dos gestores acreditam numa subida dos preços até 10%, enquanto que no caso dos promotores e investidores imobiliários esse valor desce para 63%.

Quanto ao número de casas vendidas, a situação mantém-se com mais de 60% destes profissionais a acreditarem numa subida das vendas. Já os profissionais de consultoria/research/assessoria são os mais pessimistas com 36,4% a anteverem uma quebra nas vendas.

De referir que apenas um inquirido respondeu que os preços irão descer mais de 10%. Esse inquirido é perito avaliador imobiliário.

Sector aumenta volume de facturação

O ano de 2019 irá ser um ano muito bom para o sector com 71% dos inquiridos a anteverem uma subida na facturação ao longo deste ano, sendo que apenas 4% espera ver a facturação a cair. No entanto, a maioria (58%) não espera aumentar o número de colaboradores na sua empresa mas apenas 3% prevê vir a diminuir a empregabilidade.

Que riscos corremos em 2019?

Um possível aumento das taxas de juro poderá vir a ter um impacto negativo no mercado imobiliário em Portugal. Pelo menos, esta é a convicção de 89% dos participantes. Além das taxas de juro, o eventual fim do programa dos Golden Visa e dos Residentes Fiscais não-Habituais também poderá trazer impactos negativos ao sector imobiliário, bem como o aumento da carga fiscal pela introdução de um novo adicional ao IMI.

Já uma alteração fiscal no arrendamento residencial e na reabilitação urbana, com um aumento dos incentivos fiscais aos arrendamentos de longa duração, por exemplo, pode vir a ser benéfico para o mercado. Esta é a convicção de quase 90% dos inquiridos.

Os resultados totais do Barómetro Habitação de Out of the Box estão disponíveis aqui.

Bons negócios (imobiliários)!

--

Nota informativa: O Barómetro Habitação de Out of the Box contou com a participação de 142 profissionais do sector imobiliário, sendo que 41% dos participantes (a maioria) trabalha na área da mediação imobiliária. 63% do total de inquiridos exerce a sua actividade em Lisboa e uma larga maioria de 72% trabalha no sector há mais de 5 anos.

Disclosure: Os resultados do Barómetro Habitação de Out of the Box não constituem nem podem constituir, em caso algum, uma opinião de investimento nem sequer vinculam nem podem em caso algum vincular os autores e participantes do blogue, resumindo-se apenas no conjunto das opiniões demonstradas pelos 142 inquiridos.

Sem comentários: