menu

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Habitação: mercado norte-americano dá sinais de arrefecimento

O mercado residencial norte-americano parece estar a dar alguns sinais de arrefecimento. Segundo dados recentemente publicados pela NAR, o número de casas vendidas contraiu muito além do esperado, tendo caído 6,4% contra uns esperados 1% apenas. Em Dezembro passado foram vendidas 4,99 milhões de casas, tratando-se do valor mais baixo desde Novembro de 2015.

A queda foi ainda maior nas casas usadas que, para mais, totalizam cerca de 90% do mercado actual. No segmento de usados, as vendas caíram mais de 10%. O aumento recente das taxas de juro pode estar a provocar este efeito de quebra nas vendas.


Pelo contrário, os preços de venda continuam a subir perante a escassez de oferta no mercado. O preço de venda mediano do mercado residencial norte-americano é agora de USD 253.600 tendo o mês de Dezembro registado uma subida de 2,9%. Apesar desta subida de preços, importa referir que foi a variação positiva mais baixa dos os últimos 7 anos.

O inventário no mercado continua a descer. Em Dezembro passado, e assumindo a velocidade de vendas desse mesmo mês, levaria apenas 3,7 meses para escoar toda a oferta existente, muito abaixo do limiar de 6 a 7 meses que é considerado como sendo saudável e natural para um mercado em equilíbrio entre oferta e procura. Os números demonstram, pois, a grande escassez de oferta.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: