menu

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Senior Living: drivers do investimento


A localização de um empreendimento de Senior Living é o factor mais preponderante para o sucesso de um projecto deste tipo. Segundo um estudo realizado pela Knight Frank, de um inquérito levado a cabo a mais de 2.000 pessoas com mais de 65 anos, 56% referiu a localização como factor prioritário de escolha de um empreendimento de Senior Living. Relacionado com o factor da localização, está a proximidade do empreendimento a um centro urbano com mais de 75% dos inquiridos a referir a importância deste factor.

A questão do preço também é importante. O valor mensal que se pagará por um serviço destes está também no topo das preocupações dos inquiridos. Mas além da localização e do preço, o que faz um senior tomar uma decisão de mudar de casa ou, inclusive, mudar-se para um empreendimento dedicado à 3ª idade?
  • Proximidade à família;
  • Procura por casas mais pequenas, para séniores com mais de 75 anos.
Observando exclusivamente actuais arrendatários de casas, muitos deles referem a sua opção pelo arrendamento numa fase mais adiantada da sua vida por questões financeiras, quer seja pela busca de uma renda baixa, quer pelo facto de não terem capital suficiente para dar de entrada pela compra de uma casa. Mas muitos referem, mais uma vez, a pretensão de terem casas mais pequenas.

E os investidores?

Estima-se que no Reino Unido, este mercado cresça de uns actuais 39 bilhões de libras para mais de 55 bilhões de libras em 2023. De um total de 25 investidores inquiridos, mais de um terço contempla investir neste mercado com uma perspectiva de longo prazo e olhando para localizações mais secundárias / regionais.

A evolução recente do mercado de hospitality traz também alterações ao desenvolvimento de um produto de senior living. Questões como o co-living, a tecnologia, a adaptabilidade e desenho de uma unidade residencial são factores hoje em dia muito importantes para o sucesso de um empreendimento de 3ª idade.

Bons negócios (imobiliários)!