menu

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

10 Regras de ouro no buy-to-let (3)

Já aqui falamos de 2 importantes regras no buy-to-let residencial: definir uma rentabilidade objectivo e entender bem o que a procura pretende. Falemos hoje de mais uma regra importante: escolher bem a localização.

Desde sempre ouvimos que existem 3 regras básicas para investir em imobiliário: location, location e location. A localização é (quase) tudo! Em momentos de conjuntura económica adversa e baixa de valor nos activos imobiliários, eu diria que a localização desempenha um papel ainda mais importante. Pelo menos, em boas localizações com procura estável, consegue-se também maior estabilidade no valor dos activos. Hoje em dia, grande parte dos investidores procura 1) rendimento estável nas suas aplicações imobiliárias e 2) as melhores localizações.

Por isso mesmo, a escolha da localização onde investir em buy-to-let é essencial. Desta forma, consegue-se atingir esses 2 grandes objectivos agora falados: rendimento e localização. É que ao apostar nas localizações preferenciais pelo arrendamento, estou a privilegiar estabilidade no rendimento. Mesmo com a maior mobilidade por parte dos arrendatários, o tempo de vacancy do imóvel será sempre curto dado que haverá sempre procura. Será mais fácil para o investidor voltar a ocupar a sua casa. Juntando isso às melhores localizações para investimento imobiliário, esse investimento torna-se mais seguro.

No entanto, não esqueçam nunca uma regra essencial: menos risco, menor rendibilidade. E assim voltamos à primeira regra de ouro: se eu escolher as melhores localizações e tiver um rendimento seguro, é natural que a rendibilidade não seja muito elevada. As melhores localizações têm a maior procura e logo não sofrem tanta desvalorização no preço. Assim, é natural que hoje em dia e nessas localizações não se compre tanto a desconto como em outro casos, ganhando-se menos na valorização do capital e apostando-se mais na componente de rendimento.

Pode haver no entanto (e haverá certamente), determinadas localizações com bastante procura para arrendamento e bastante oferta para venda. Nessas localizações, poderá o investidor obter algum desconto interessante no valor da compra e ter bastante procura para arrendar a sua casa. "Garante" assim, as componentes de rendimento e valorização de capital mas que não julgue que, por isso, o seu investimento tem menos risco, bem pelo contrário! Tem tudo a ver com o próprio estilo do investidor: uns procuram mais segurança, melhores localizações, rendimentos estáveis (tipo core e valor/yield based), outros procuram mais valorização de capital (tipo core-plus, oportunístico e crescimento). Haja investidores e dinheiro para tudo!

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: