Como me parece que este assunto é importante e muito actual, coloco aqui mais um vídeo, com uma entrevista a Brint Davis da Alliance Commercial que nos fala sobre o estado do Commercial Real Estate.
A "ticking time bomb". Subida das cap rates, descida do consumo, aumento dos defaults na dívida, tudo combinado e temos uma bomba prestes a rebentar. Em média, o mercado tem observado desvalorizações entre 30% a 35% fruto da combinação destes factores o que, para LTV's originais de 70% faz com que entremos já numa zona de negative equity.
Como refinanciar este mercado?
Por cá, a minha percepção é que a situação não é diferente. Proprietários de espaços comerciais, hoteleiros, participantes de Fundos Imobiliários Fechados... todos eles estarão a experimentar a mesma realidade: descida do valor dos seus activos, elevadas alavancagens e, em alguns casos, negative equity.
Um trabalho cuidadoso e especializado sobre estes activos é fundamental para que se consiga proceder ao refinanciamento dos mesmos. Não basta levar a cabo uma avaliação; é necessário conhecer bem os mercados em que se inserem, analisar bem a procura e a concorrência e proceder a uma cuidada projecção de cash-flows para verificar se estes activos conseguem fazer face ao serviço da dívida.
Podem ver o vídeo aqui.
Bons negócios (imobiliários)!
Sem comentários:
Enviar um comentário