menu

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um Imóvel que é um Troféu

Existem diversas estratégias de investimento no imobiliário e diferentes perfis de investidores. Ainda bem que assim é! Existem investidores - os ditos core - que procuram activos extremamente bem localizados, com yields seguras, bons contratos de arrendamento e pouca alavancagem. Outros existem que procuram os chamados "activos troféu".

Quem não gostaria, por exemplo, de ter no seu portfolio o Estádio Alvalade XXI? Peça soberba de arquitectura onde, por acaso, joga frequentemente um clube de futebol também ele soberbo. Outros gostarão de ter o Estádio da Luz mas aí eu já tenho alguma dificuldade em compreender porquê...

Agora mais a sério, futebois à parte, na realidade existem investidores que procuram esses activos troféu. Vêem neles valor por se tratarem de uma peça de arquitectura única, ou então porque lhes confere um certo status, ou simplesmente por aquilo que eventualmente esses imóveis significarão para a comunidade onde se inserem. Desengane-se quem julga que este tipo de investimento não é relevante.

De tal forma o é que o índice Moody’s/REAL Commercial Property Price revela-nos que os chamados trophy commercial properties já subiram 19% desde os mínimos de 2009, ao passo que o índice global avançou apenas 1%.

Mas neste caso, o que hoje é já não é o que era. Confusos? É que hoje, deter um activo troféu é, para a Moddy's, ser proprietário dos activos cash-cow, com baixas yields, bons contratos, bons arrendamentos, no fundo, ter um rendimento estável e seguro. E nos Estados Unidos, ao que parece, todos querem este tipo de investimentos. Diria eu, nos Estados Unidos e em todo o Mundo.

Podem ver o gráfico neste link.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: