menu

quinta-feira, 24 de março de 2011

O mercado em imagens - XIII

Hoje deixo-vos um gráfico da minha autoria. Muito se tem falado da dívida pública Portuguesa e o peso que já tem no PIB. É um facto indesmentível, estamos perante valores que se tornam incomportáveis.

Mas o que vos queria mostrar hoje é simples: quantos euros de dívida pública contrai Portugal por cada euro (nominal) de variação de PIB?

O gráfico mostra-nos que o pós-crise subprime trouxe-nos um verdadeiro festim em termos de contracção de dívida pública.

No entanto, o ano de 2010 fica para a história, com certeza, como o ano em que Portugal mais dívida contraiu por cada euro de variação de PIB. Nem mesmo em 2005 e 2009, quando a dívida pública subiu mais de 12%, houve necessidade de consumir tanta dívida. Nesses 2 anos, o múltiplo da dívida por variação de euro de PIB andou entre 2,2 e 5 mas em 2010 conseguiu superar 8! Oito euros de dívida por cada euro de variação no PIB.


Fontes: IGCP, Pordata, Banco de Portugal
Tratamento: Out of the Box


Já agora, uma curiosidade: Só em 2007 é que Portugal contraiu menos de 1 euro de dívida por cada euro de variação de PIB.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: