Deixo-vos hoje a 1ª parte de um artigo que escrevi recentemente para a Revista da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal.
--
Qual o valor de Mercado de um Hotel e como deve ser determinado? Confesso que para mim, que analiso e avalio unidades hoteleiras e projectos turísticos há mais de 10 anos, faz-me alguma confusão muitas avaliações imobiliárias de hotéis que são feitas em poucos dias…
Com este artigo, espero poder contribuir com a minha perspectiva de como se deve avaliar um Hotel, depreendendo-se, desde logo, o porquê desta minha estranheza face ao praticado no mercado.
Excepções à parte – porque existem sempre – existem fundamentalmente 2 métodos de avaliação de uma unidade hoteleira: Método dos Múltiplos e Método do Discounted Cash-Flow.
O Método dos Múltiplos
Trata-se de uma forma linear e expedita para determinar um potencial valor de mercado de um hotel. Qualquer um consegue fazê-lo e ter uma ideia aproximada – repito, ter uma ideia, apenas isso – de quanto poderá valer um determinado hotel.
O múltiplo a utilizar pode variar: vendas, GOP, EBITDA, nº de quartos. Eu, pessoalmente, prefiro o múltiplo do nº de quartos. Quanto vale cada quarto do meu Hotel? Imaginemos um hotel de 4 estrelas com 100 quartos. Se eu pensar que o hotel valerá € 100 mil por quarto, tenho que o valor de mercado desse hotel é de € 10.000.000. Simples? Talvez nem tanto…
Esta simplicidade tem algumas limitações dado que o método seria fiável se estivéssemos perante um mercado líquido e com bastantes transacções comparáveis. Um avaliador poderia observar hotéis comparáveis e ver por quanto teriam sido transaccionados e assim se obteriam os múltiplos do mercado. Mas como o nosso mercado de compra e venda de hotéis é ilíquido – para não dizer inexistente – este método torna-se assim falível, pelo que apenas nos poderá dar uma ideia aproximada de valor.
Adicionalmente, este método encontra ainda uma outra limitação: ele é estático no tempo, não contemplando projecções futuras. Baseia-se em transacções históricas e não se alicerça em estratégias e acções futuras que poderão influenciar o valor do hotel.
Mas não havendo então nenhum benchmark, que valor por quarto se deve pressupor para avaliar um hotel? Dependerá da localização e da categoria. Existem intervalos de valor que são comummente aceites pelo mercado mas para simplificar, deixo-vos o seguinte gráfico da HVS com o valor médio por quarto do mercado hoteleiro de Lisboa:
--
Qual o valor de Mercado de um Hotel e como deve ser determinado? Confesso que para mim, que analiso e avalio unidades hoteleiras e projectos turísticos há mais de 10 anos, faz-me alguma confusão muitas avaliações imobiliárias de hotéis que são feitas em poucos dias…
Com este artigo, espero poder contribuir com a minha perspectiva de como se deve avaliar um Hotel, depreendendo-se, desde logo, o porquê desta minha estranheza face ao praticado no mercado.
Excepções à parte – porque existem sempre – existem fundamentalmente 2 métodos de avaliação de uma unidade hoteleira: Método dos Múltiplos e Método do Discounted Cash-Flow.
O Método dos Múltiplos
Trata-se de uma forma linear e expedita para determinar um potencial valor de mercado de um hotel. Qualquer um consegue fazê-lo e ter uma ideia aproximada – repito, ter uma ideia, apenas isso – de quanto poderá valer um determinado hotel.
O múltiplo a utilizar pode variar: vendas, GOP, EBITDA, nº de quartos. Eu, pessoalmente, prefiro o múltiplo do nº de quartos. Quanto vale cada quarto do meu Hotel? Imaginemos um hotel de 4 estrelas com 100 quartos. Se eu pensar que o hotel valerá € 100 mil por quarto, tenho que o valor de mercado desse hotel é de € 10.000.000. Simples? Talvez nem tanto…
Esta simplicidade tem algumas limitações dado que o método seria fiável se estivéssemos perante um mercado líquido e com bastantes transacções comparáveis. Um avaliador poderia observar hotéis comparáveis e ver por quanto teriam sido transaccionados e assim se obteriam os múltiplos do mercado. Mas como o nosso mercado de compra e venda de hotéis é ilíquido – para não dizer inexistente – este método torna-se assim falível, pelo que apenas nos poderá dar uma ideia aproximada de valor.
Adicionalmente, este método encontra ainda uma outra limitação: ele é estático no tempo, não contemplando projecções futuras. Baseia-se em transacções históricas e não se alicerça em estratégias e acções futuras que poderão influenciar o valor do hotel.
Mas não havendo então nenhum benchmark, que valor por quarto se deve pressupor para avaliar um hotel? Dependerá da localização e da categoria. Existem intervalos de valor que são comummente aceites pelo mercado mas para simplificar, deixo-vos o seguinte gráfico da HVS com o valor médio por quarto do mercado hoteleiro de Lisboa:
Fonte: HVS
Como podemos observar, um hotel de 4 ou 5 estrelas valia em média, em finais de 2009, € 127 mil por quarto, tendo observado uma queda acentuada de valor desde 2007.
2 comentários:
Caro Gonçalo, o seu estudo reflete com precisão os preços praticados no mercado nos últimos 5 anos, já intermediei várias operações com hotéis e sempre argumentei o mesmo, ou seja, o que conta é a localização , categoria e nº de quartos...quanto as projecções futuras do empreendimento penso não serem relevantes para a negociação ou definição de preços pois este cabe ao comprador e o empreendedorismo associado a aquisição do hotel a venda!
Quem quiser, puder e estiver interessado, pode acompanhar a discussão deste artigo no linkedin.
http://www.linkedin.com/groupItem?view=&gid=1920371&type=member&item=50613450&commentID=36946842&report%2Esuccess=8ULbKyXO6NDvmoK7o030UNOYGZKrvdhBhypZ_w8EpQrrQI-BBjkmxwkEOwBjLE28YyDIxcyEO7_TA_giuRN#commentID_36946842
Enviar um comentário