menu

terça-feira, 31 de julho de 2012

Imobiliário só recupera em 2024

A PwC (PricewaterhouseCoopers), num estudo realizado há algumas semanas, conclui que o mercado residencial britânico voltará aos níveis pré-recessão em 2024, ou seja, daqui por 12 anos.

De acordo com o referido estudo, o mercado residencial cairá até 2017, demorando depois mais 7 anos para recuperar o seu valor, ajustado pela inflação. No longo prazo, a valorização imobiliária está directamente relacionada com o crescimento no rendimento produzido.





Este main finding já o tinhamos referido, para o caso Português, em 2 ocasiões: num artigo publicado pelo Ricardo Pereira - "Os preços do imobiliário em Portugal" - e num paper por nós produzido - "O Impacto do Crédito e das Taxas de Juro na Habitação em Portugal".

Em ambos os casos, concluímos que a evolução dos preços no imobiliário está dependente e directamente relacionada com o rendimento.

A tendência, no futuro, será arrendar mais e os jovens terão de esperar mais tempo para comprar a sua casa.

Julgo ser a primeira vez que algum research emitido por tão respeitada casa se refira ao imobiliário nestes termos tão claros. Estamos a dizer que o mercado demorará qualquer coisa como 17 anos para recuperar o seu valor. É muito tempo, é verdade. Mas como sabemos bem, os ciclos do imobiliário são, por natureza, longos, bem mais longos que os ciclos de muitos activos mobiliários e dos mercados financeiros. Por isso mesmo, o investimento em imóveis é um investimento de longo prazo.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: