menu

quinta-feira, 8 de março de 2012

Compra, compra, compra!

Aqui fica um vídeo com uma entrevista com Warren Buffett, considerado por muitos um dos melhores investidores bolsistas de todos os tempos. As suas cartas de início de ano, aos investidores da Berkshire, são já um clássico e um "must-read" da literatura económica e financeira. Curioso que na sua carta dirigida aos accionistas este início de ano, ele reconheceu ter errado claramente quanto às suas previsões relativamente ao sector da habitação norte-americano...

Cartas à parte, o que vos trago hoje, como disse, é uma entrevista concedida à NBC na qual, entre outros assuntos, ele aborda, mais uma vez, o sector imobiliário.

Para Warren Buffett, as casas estão muito baratas. Mais ainda, pelas palavras dele, se tivesse uma forma de comprar algumas centenas de milhar (!) e geri-las de forma prática, pois então, comprá-las-ia. Acresce o facto do endividamento estar barato e potenciar ainda mais a rentabilidade do investimento.

A verdade é que ele pode juntar o melhor de 2 mundos, ou seja, pode comprar uns quantos REIT's residenciais, cotados. Investe em bolsa, como sabe melhor que ninguém, e expõe-se ao risco imobiliário, que conhece menos, porventura. Obtém gestão profissional e independente. Tem liquidez e pode alavancar. Ganha escala.

Por esquecimento, ou talvez não, Warren Buffett não mencionou o investimento em REIT's. Preferiu concentrar-se no investimento directo: comprar umas quantas casas, geri-las, arrendá-las e contrair hipotecas a 30 anos. Aproveitar os leilões e descontos que se conseguem com execuções. Elementar, prático, como muitos sabem e preferem fazer. No fundo, Warren Buffett faz questão de nos lembrar que podemos ganhar dinheiro sem inovar muito, optando por formas mais práticas, mais realistas, mais directas.

http://video.cnbc.com/gallery/?video=3000075412



Bons negócios (imobiliários)!

1 comentário:

Nuno disse...

Boas
Uma ideia comum para quem consegue crédito com taxas simpáticas ;-)
Investir no imobiliário é uma das formas mais fáceis de enriquecer, isto se os inquilinos pagarem as rendas.
Votos de sucesso