menu

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Junho é o melhor mês para vender uma casa

Será que existe sazonalidade na venda de casas? Aparentemente, sim. Há pouco tempo, numa análise feita às vendas de casas em Portugal, concluíamos haver uma certa sazonalidade no índice com uma quebra nas vendas no 1º trimestre de cada ano.

A empresa ATTOM Data Solutions procurou fazer uma análise a este tema para o mercado norte-americano, tendo concluído que o mês de Junho é o melhor mês do ano para se vender uma casa nos Estados Unidos da América. Uma análise realizada às mais de 28 milhões de transacções realizadas entre 2011 e 2018 concluiu que em Junho e Maio os vendedores conseguem o melhor prémio de mercado (9,2% e 7,4%, respectivamente), acima da média de 5,6% ocorrida no período referido.


Das mais de 2,8 milhões de vendas registadas no mês de Junho, estas foram concretizadas a um preço mediano de USD 200.000 com um prémio superior a 9%. Agosto é igualmente um mês com bastante actividade mas com preços medianos mais reduzidos. Já Dezembro e Janeiro aparentam ser os meses mais calmos do ano, com menos vendas e um prémio face ao mercado mais reduzido.

Em conclusão, os meses de final de Primavera são aqueles com mais actividade na venda de casas e melhores preços, enquanto que o final e início de cada ano são os períodos com menos vendas.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: